Rosberg busca vitória inédita no Japão para se manter na liderança

  • Por EFE
  • 05/10/2016 16h42
EFE Rosberg tem 23 pontos de diferença para Hamilton

A cinco corridas do inédito e sonhado título do Mundial de pilotos da Fórmula 1, o alemão Nico Rosberg terá neste fim de semana o desafio de vencer o Grande Prêmio do Japão pela primeira vez na carreira e manter-se com boa vantagem à frente do principal concorrente e companheiro de equipe na Mercedes, o britânico Lewis Hamilton.

Terceiro colocado no GP da Malásia, no último domingo, quando ainda contou com a quebra do motor de Hamilton, Rosberg tem agora 23 pontos de diferença para o rival (288 a 265). O momento é favorável ao alemão, mas o retrospecto aponta vantagem para o tricampeão mundial, que venceu as duas últimas edições da prova disputada em Suzuka.

O problema mecânico de Hamilton em Sepang, quando faltavam apenas 15 voltas para o fim da corrida, em que era líder, foi providencial para o concorrente. O atual vice-campeão se envolveu em um acidente com o compatriota Sebastian Vettel, da Ferrari, e teve de se recuperar, saindo da 21ª para a terceira colocação.

Apesar de ter ampliada a vantagem na tabela, ele garantiu que entra na pista sempre para vencer. “Eu não pensei em pontuação durante todo o ano, e não vai ser agora que vou começar. Venho para as corridas para vencê-las, e essa é a meta a cada corrida. Suzuka é a próxima oportunidade, e adoraria subir ao ponto mais alto do pódio”, declarou Rosberg.

Outra preocupação da Mercedes, esta um pouco menor, é a conquista do tricampeonato no Mundial de Construtores. A dobradinha da Red Bull na Malásia, com o australiano Daniel Ricciardo em primeiro e o holandês Max Verstappen em segundo, impediu a festa antecipada da equipe alemã.

Suzuka considerado um dos circuitos “de piloto”, no qual não conta apenas à velocidade. As habilidades do competidor podem fazer a diferença na busca por um bom resultado. Hamilton é um desses “habilidosos”, já que triunfou no Japão em três ocasiões (2007, 2014 e 2015). Contudo, entre os pilotos em atividade, quem mais recebeu a bandeirada à frente foi Vettel, quatro vezes, em 2009, 2010, 2012 e 2013, todas pela Red Bull.

Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Williams, vem em baixa em sua temporada de despedida da Fórmula 1 e não pontua há duas corridas, o que o fez despencar para a 11ª posição no campeonato. Já Felipe Nasr, da Sauber, não tem um ponto sequer e tenta quebrar o jejum. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.