Rossi leva a melhor em batalha com Márquez e vence GP da Holanda

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2015 14h03
  • BlueSky
EFE Valentino Rossi venceu o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP

O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, levou a melhor em uma épica batalha com o espanhol Marc Márquez, da Honda, e venceu neste sábado o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, disputado no circuito de Assen, ganhando um respiro ainda mais na liderança da temporada.

Os dois pilotos deram um show na pista, e é bem verdade, ficaram muito perto de uma colisão a poucos metros da linha de chegada, quando o atual bicampeão tentou a última investida sobre o veterano dono da moto 46.

Disputado desde a largada, que teve Rossi na pole, o GP da Holanda ganhou ainda mais em emoção faltando seis voltas, quando Márquez tomou a ponta do rival. O troco veio três giros depois, quando o italiano fez uma manobra espetacular e retomou a ponta.

Os dois primeiros colocados entraram colados na volta final, mas aos poucos o sete vezes campeão da principal categoria de motovelocidade no mundo, parecia ir controlando o resultado. Até que na parte final do circuito, Márquez se lançou em uma desesperada manobra.

Na entrada da curva 18, o espanhol retardou a freada, se colocou por dentro, passando a andar quase sobre a zebra, mas Rossi não afinou, mantendo o tangenciamento e tocando na moto do adversário. Os dois acabaram saindo da pista, andando sobre a brita, mas cruzando a linha de chegada em seguida.

Com o resultado de hoje, o italiano subiu ao topo do pódio pela terceira vez na temporada, chegando aos 163 pontos, abrindo dez de vantagem para o companheiro de Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo, que cruzou a linha de chegada na terceira posição.

Márquez, que faz temporada irregular, subiu para o quarto lugar na classificação da MotoGP, com 89 pontos, oito atrás do italiano Andrea Iannone, da Ducati, que terminou o GP da Holanda na quarta colocação.

O espanhol Dani Pedrosa, também piloto da Honda, concluiu a prova apenas na oitava colocação, freando assim a reação que levava na temporada, depois do terceiro lugar obtido na Catalunha. O três vezes vice-campeão mundial é décimo na tabela.

Na Moto2, o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, deu mais uma passo para conquistar com folga o título, ao vencer pela terceira vez neste ano. Em oito provas já são sete pódios, que fazem o piloto ter 159 pontos, contra 114 do vice-líder da temporada, o espanhol Esteve Rabat, da Marc VDS Kalex, segundo colocado hoje.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Italtrans Kalex, decepcionou ao terminar apenas na 19ª posição. Apesar de sair zerado em pontos do GP, o piloto segue sendo o sétimo lugar na tabela de classificação da temporada.

Já na Moto3, houve a única vitória de um piloto que não lidera a temporada, no caso, o português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, que chegou aos 102 pontos, e se aproximou da vice-liderança, que está com o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, que foi sexto hoje.

O britânico Danny Kent, da Leopard Honda, que ocupa o primeiro lugar no geral, fechou o pódio, chegando em terceiro, mas segue folgado com 165 pontos. O segundo lugar no GP da Holanda foi o francês Fabio Quartararo, da Estrella Galicia 0,0 Honda. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.