Rússia e Coreia do Sul estreiam com meta de repetir boas campanhas do passado

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2014 17h33

Cuiabá, 16 jun (EFE).- Últimos a estrearem na Copa do Mundo de 2014, Rússia e Coreia do Sul se enfrentam nesta terça-feira na Arena Pantanal, em Cuiabá, e tentarão no Brasil reviver boas campanhas que há anos não têm na competição.

As duas seleções têm históricos parecidos em Mundiais, com a quarta colocação como melhor resultado. O feito foi alcançado pelos russos em 1966, na Inglaterra, e pelos coreanos em 2002, quando sediaram o torneio junto com o Japão.

Dirigida pelo italiano Fabio Capello, a Rússia entrará em campo disposta a se classificar às oitavas de final, um objetivo nunca mais obtido desde 1986, ainda como União Soviética, no México. Além disso, a seleção não participa de uma Copa desde 2002.

Com um melhor retrospecto recente na competição, a equipe comandada pelo hoje técnico Hong Myung-Bo, eleito o terceiro melhor jogador do torneio em 2002, chega à nona Copa do Mundo consecutiva. Na África do Sul, em 2010, foi eliminada nas oitavas pelo Uruguai.

Em um grupo considerado por muitos como um dos menos complicados, a Bélgica é o time a ser batido e a Argélia, por ter menos tradição em Mundiais e nunca ter passado da primeira fase, é apontada como a quarta força.

Sedenta para apagar as últimas frustrações, a Rússia chega ao Brasil invicta no ano. Dos quatro amistosos disputados em 2014, conquistou três vitórias e empatou uma vez, com a Noruega. Em uma realidade oposta, os coreanos venceram um jogo e perderam três, a última por 4 a 0 para Gana. Em novembro do ano passado, as duas seleções se enfrentaram pela primeira vez na história. O confronto terminou melhor para o lado russo, com uma vitória de virada por 2 a 1 no amistoso disputado em Dubai.

O meia Shirokov, capitão da Rússia, perderá a Copa do Mundo devido a uma lesão no tornozelo, mas essa deve ser a única notícia ruim para uma equipe que tem como ponto forte a sólida defesa e aposta na capcidade goleadora de Kerzhakov na frente. Importantes peças de Capello, o habilidoso meia Dzagoev e o artilheiro Kokorin podem desequilibrar no torneio. Entre os destaques russos também podem ser citados o goleiro Akinfeev, o zagueiro Ignashevich e o meia Fayzulin.

Com uma lesão no pé direito, o zagueiro Joo-Ho Park será o grande desfalque da Coreia do Sul. O técnico Hong Myung-Bo optou por um grupo jovem e apenas um jogador com bastante rodagem, o também zagueiro Kwak Tae-Hwi, de 32 anos. Para ajudar a orientar os mais novos do elenco, Park Chu-Young será um dos cinco remanescentes do Mundial da África do Sul, no qual a Coreia chegou até as oitavas de final.

None

Prováveis escalações:.

Rússia: Igor Akinfeev; Vasiliy Berezutskiy, Sergey Ignashevich, Andrey Eshchenko e Georgy Schennikov; Yuri Zhirkov, Andrey Semenov e Viktor Fayzulin; Igor Denisov, Oleg Shatov e Alexander Kokorin. Técnico: Fabio Capello.

Coreia do Sul: Jung Sung-ryong; Lee Yong, Kwak Tae-hwi, Kim Young-gwon e Kim Chang-soo; Ki Sung-yeung, Han Kook-young e Lee Chung-yong; Kim Shinwook, Son Heung-min e Koo Ja-cheol. Técnico: Hong Myung-Bo.

Árbitro: Néstor Pitana (ARG) auxiliado pelos compartriotas Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti.

Estádio: Arena Pantanal, em Cuiabá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.