Rússia monitora instalações dos Jogos de Inverno de Sochi desde o espaço

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 14h02

Moscou, 13 fev (EFE).- A Rússia vigia as infraestruturas dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi desde o espaço, com a ajuda de vários satélites, informou nesta quinta-feira a agência espacial russa Roscosmos.

“Organizamos um constante acompanhamento de Adler e Krasnaya Polyana (a zona de montanha onde ocorrem as competições) a fim de proporcionar ao Ministério de Situações de Emergências (MSE) e ao Rosgidromet (serviços meteorológicos) os dados espaciais” que são necessários, diz um comunicado da agência.

A nota acrescenta que a “monitoração” é realizada através de todas as equipes de pesquisa à distância da Terra como Resurs-P, Resurs-DK, Canopus-V, Meteor-M, Elektro-L e Elektro-L.

A Roscosmops disse que uma vez recebidos os dados telemétricos, estes também são transmitidos logo após a outros centros de pesquisa científica.

A cidade de Adler, divisória ao balneário de Sochi, é praticamente o epicentro dos Jogos toda vez que são disputadas todas as disciplinas de gelo: a patinação artística, a de velocidade -em pista longa e curta-, o hóquei e o curling, enquanto Krasnaya Polyana acolhe todas as modalidades olímpicas sobre a neve. EFE