Rússia recebe sinal verde do COI para competir nos Jogos do Rio

  • Por EFE
  • 04/08/2016 15h03

Delegação russa embarcou rumo ao Rio de Janeiro nesta quinta

EFE / Yury Kochetkov Delegação russa embarcou rumo ao Rio de Janeiro nesta quinta

A Rússia recebeu nesta quinta-feira o sinal verde do Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, anunciou Aleksandr Zhukov, presidente do Comitê Olímpico Russo (COR).

“Sim, já recebemos (a autorização). São 270 atletas. Em quase todas as modalidades olímpicas com as equipes por completo”, disse Zhukov, no Rio, à imprensa russa.

O dirigente reconheceu que ainda está em aberto o destino de alguns atletas como a campeã mundial de natação, Yulia Efimova, já que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) ainda não emitiu sua decisão sobre cada caso.

“Aprovaram tudo que as federações lhes apresentaram”, destacou o presidente do COR, em alusão à comissão especial criada pelo COI para analisar caso a caso todos os integrantes da equipe olímpica russa.

Depois que o relatório McLaren acusou a Rússia de doping de Estado, o comitê internacional cedeu às federações a responsabilidade de examinar os atletas do país. Após isso, a comissão especial seria o último filtro.

No último momento, foram perdoados dois nadadores mencionados por McLaren, mas que treinam nos Estados Unidos: Nikita Lobintsev, prata no revezamento 4×200 metros livre em Pequim 2008 e bronze no 4×100 metros livre em Londres 2012, e Vladimir Morozov, que também estava na equipe terceira colocada na capital britânica.

Do total de 387 atletas selecionados originalmente pelo COR, está fora a equipe de atletismo praticamente em sua totalidade devido às acusações de conivência com o doping feitas contra a federação russa. A exceção é a saltadora em distância Klishina, que treina nos Estados Unidos. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.