Santos é dominado e perde para o Criciúma por 3 a 0 em Santa Catarina

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2014 20h26
*FOTO EMBARGADA PARA JORNAIS DO RS E SC* CRICIÚMA, SC – 12.10.2014: BRASILEIRO/CRICIÚMA x SANTOS - Jogadores do Criciúma comemoram gol de Joílson - Partida entre Criciúma e Santos, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2014, realizada no estádio Heriberto Hülse, neste domingo. (Foto: Caio Marcelo/Ag. RBS/Folhapress) Folhapress Criciúma atropela Santos por 3 a 0 em Santa Catarina

Sonhando em se aproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro, o Santos visitou o Criciúma neste domingo (12) e saiu derrotado por 3 a 0 do Heriberto Hulse. Em atuação pouco inspirada, os comandados de Enderson Moreira viram os catarinenses construírem o resultado ainda no primeiro tempo com dois gols de bola parada. Na etapa final, jogando mais leve, o time da casa ampliou o placar com Lucca, melhor homem em campo.

Com o resultado, o Peixe estaciona nos 42 pontos e permanece na sétima colocação, com cinco pontos a menos que o Atlético-MG, primeira equipe dentro da zona de classificação para a Libertadores 2015. O Criciúma, por sua vez, apesar do resultado expressivo chega à 18ª colocação permanecendo ainda na zona do rebaixamento. A larga vantagem no placar chama a atenção, já que os catarinenses são o pior ataque da competição e os santistas não sofriam gols há três rodadas. 

Na próxima rodada, o Santos encara o clássico com o Palmeiras no Pacaembu, enquanto o Criciúma busca sair da zona da degola ao medir forças com o Fluminense no Maracanã. Antes do compromisso válido pelo Campeonato Brasileiro, o Peixe tem o Botafogo na próxima quinta-feira (16) pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, os paulistas bateram os cariocas por 3 a 2 no Rio de Janeiro.

O jogo

Amargando a lanterna do Campeonato Brasileiro, o Criciúma sabia que precisaria se impor dentro de casa desde o início e foi exatamente essa a postura dos catarinenses frente ao time do Santos. Logo no primeiro minuto, Souza acionou Bruno Lopes na área. O atacante dominou e tocou na saída de Vladimir, que fez ótima defesa e evitou a abertura precoce do placar no Heriberto Hulse.

Com uma troca de passes mais efetiva, o Criciúma não deu muitas chances ao Santos de ir ao campo de ataque. Jogando em cima do adversário, o primeiro gol dos catarinenses saiu da bola parada. Aos 16 minutos, Lucca cobrou escanteio na primeira trave, Joílson desviou e abriu o placar para os donos da casa.

O Peixe tentou uma resposta rápida na mesma moeda. Lucas Lima cobrou escanteio, David Braz apareceu sozinho e emendou de primeiro com muito perigo para o goleiro Bruno.

Mas quem aproveitaria outra bola parada seriam os donos da casa pela segunda vez. Lucca cobrou outro escanteio novamente na primeira trave, a zaga santista parou e Rodrigo Souza testou firme para vencer Vladimir e ampliar a vantagem catarinense.

Abatido com os dois gols sofridos em sequência, o Santos tentou se reorganizar na primeira etapa, mas não conseguiu. O mais perto que chegou de descontar foi um tiro de Geuvânio, aos 33 minutos, que parou em ótima defesa de Bruno.

Mesmo com a derrota parcial por 2 a 0, o técnico Enderson Moreira não promoveu mudanças na equipe santista e apostou na conversa dos vestiários para mudar o panorama do duelo. Parecia que o método surtiria efeito aos 10 minutos, quando Geuvânio invadiu a área, bateu firme e fez Bruno trabalhar muito bem novamente para evitar o desconto paulista.

Apesar da boa jogada do jovem santista, o sopro de esperança alvinegro durou pouco. Aos 15 minutos, após linda defesa de Vladimir, Bruno Lopes pegou o rebote e serviu Lucca na área. O meia, bem posicionado e livre de marcação, só teve o trabalho de empurrar para as redes e anotar o terceiro da equipe do técnico Gilmar Dal Pozzo.

Entregue na partida, o Santos teve que ouvir o grito de “olé” dos catarinenses enquanto o Criciúma abusava do toque de bola no meio de campo. Aos 26, Geuvânio deu mostras de que o Peixe estava perdido na partida. O meia foi lançado e, cara a cara com Bruno, hesitou na finalização. Na sequência, Lucas Lima dominou e também não concluiu. Na sobra, Arouca soltou a bomba da entrada da área e Bruno, confirmando ótima atuação, fez defesa espetacular.

Enderson Moreira sacou Leandro Damião e Leandrinho para as entradas de Patito Rodriguez e Renato. Mais veloz, o Santos apertou o já confortável Criciúma, mas não contava com os milagres do arqueiro catarinense. Em pelo menos três oportunidades, Bruno evitou que os paulistas marcassem ao menos o seu gol de honra. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.