No Rio, Santos bate o Botafogo e fica na briga pelo G4 do Campeonato Brasileiro

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/09/2016 21h34
  • BlueSky
RJ - BRASILEIRÃO/BOTAFOGO X SANTOS - ESPORTES - Zeca (E), do Santos, disputa lance com Neílton, do Botafogo, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, realizada no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (14). 14/08/2015 - Foto: ARMANDO PAIVA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO ARMANDO PAIVA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO Zeca marcou o gol da vitória do Santos diante do Botafogo

O Santos está cada vez mais firme na briga por uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro. Após um período de derrotas, obteve nesta quarta-feira a segunda vitória seguida ao fazer 1 a 0 no Botafogo, no estádio Luso Brasileiro, no Rio, pela 25ª rodada, e afastar de vez a má fase. Com o triunfo, foi a 42 pontos e manteve-se entre os times que lutam na parte de cima da tabela de classificação.

A vitória não foi fácil. O time carioca estava embalado por seguidas vitórias, teve o apoio incondicional da torcida e, além disso, está mais acostumado com o péssimo estado do gramado do estádio Luso Brasileiro, localizado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio.

O gol do lateral-esquerdo Zeca logo aos 4 minutos do primeiro tempo – ele desarmou Neilton em uma saída de bola, avançou e da meia-lua bateu forte, de direita – deu a impressão de que o Santos dominaria o jogo. Não foi, entretanto, o que ocorreu.

O Botafogo recuperou-se rapidamente do baque e com uma proposta ofensiva, além de também empurrado por sua torcida, passou a pressionar bastante. A consequência é que criou várias oportunidades de gol. Sorte do Santos que faltava eficiência aos botafoguenses no momento de concluir.

Dudu Cearense e Neilton perderam boas oportunidades e, a rigor, a melhor chance acabou sendo uma bola no travessão em um lance em que o zagueiro Gustavo Henrique tocou de cabeça para trás e quase complicou o goleiro Vanderlei.

O Santos tentava contra-atacar e até tinha espaço. Mas errava muitos passes e, com isso, perdia a possibilidade de impor uma vantagem maior. O centroavante Ricardo Oliveira praticamente não tocou na bola na etapa, pois ela não chegava.

Na etapa final, o jogo ficou um melhor para o Santos. O Botafogo, ansioso e apressado para tentar empatar, passou também a errar muitos passes. O problema é que o time paulista não sabia aproveitar os vacilos do adversário.

Com o passar do tempo, a partida ficou franca, com ambas as equipes criando boas chances, mas pecando na pontaria. O Santos teve uma em um contra-ataque com Ricardo Oliveira, mas o artilheiro bateu equivocadamente por cima do gol. O Botafogo chegou com perigo em um chute de Neilton de fora da área, mas a bola acabou passando perto da trave. Em outra ocasião, Vanderlei fez ótima defesa em chute de Camilo.

A partir daí, o Santos claramente preocupou-se mais em segurar o resultado do que em marcar o segundo gol. A consequência é que a pressão do Botafogo foi grande. Vanderlei fez grande defesa aos 48 minutos e, no último lance do jogo, o goleiro Sidão tentou o empate com uma bicicleta. Mas a bola foi nas mãos de Vanderlei e o Santos teve a vitória garantida.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.