Santos vence o Goiás no Pacaembu e fica a 7 pontos da Libertadores

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2014 20h30
  • BlueSky
SÃO PAULO, SP, 28.09.2014: SANTOS-GOIÁS - David Braz, do Santos, comemora seu gol - Partida entre Santos e Goiás, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, na noite deste domingo (28). (Foto: Ale Vianna/Brazil Photo Press/Folhapress) Folhapress David Braz faz homenagem a seu filho em comemoração do primeiro gol do Santos no Pacaembu

O Santos bateu com tranquilidade o Goiás por 2 a 0 no Pacaembu e subiu para a oitava posição do campeonato, com 36 pontos, a 7 do Atlético Mineiro, que abre a zona de classificação para a Libertadores.

David Braz de cabeça no primeiro tempo e Geuvânio, após rebote de boa jogada que ele mesmo construiu, anotaram os tentos do Peixe. O Goiás ainda fez um gol, mal anulado pelo árbito, mas o jogo já estava praticamente decidido para o Santos.

Com rápida troca de passes, movimentação e dribles, Lucas Lima e Geuvânio tiveram ótima atuação e deram boa dinâmica ao ataque santista. Thiago Ribeiro e Gabriel também participavam bem dos lances, mas o ataque ficou mais lento com a entrada de Leandro Damião no segundo tempo. Robinho foi poupado e não estava nem no banco de reservas, assim como o goleiro Aranha e o lateral Cicinho.

O Pedalada não fez falta e o Santos se impôs tomando a iniciativa na maior parte do jogo, mesmo quando estava à frente do placar. A boa apresentação e a vitória dão esperança para o Santos de se aproximar do G-4. Mas para isso, é necessário manter uma boa regularidade de vitórias e jogar bem fora de casa, o que não tem conseguido fazer. O Alvinegro enfrenta o Flamengo no Maracanã na próxima rodada, no sábado, 04 de outubro.

Já o Goiás fica com os mesmos 30 pontos e cai para a 12ª posição, 4 pontos à frente da zona de rebaixamento. O time esmeraldino pega o Vitória fora de casa na sequência.

O jogo

O Santos começou impondo um ritmo veloz, mas dava espaço para o Goiás jogar no contra-ataque, só que sem o mesmo perigo. Aos 12 minutos, Geuvânio fez linda jogada e tocou por trás da zaga para Gabriel que, com pouco ângulo, chutou forte exigindo boa defesa de Renan. Após a cobrança deste mesmo escanteio, David Braz subiu mais que todo mundo e testou para o fundo da rede, abrindo o placar um minuto depois. Na comemoração, o santista simulou um trabalho de parto junto aos companheiros de equipe em homenagem ao filho, também chamado David Braz Neto.

O time da casa passou a tocar mais a bola e administrar a vantagem. O Goiás partiu para cima, mas o Santos ameaçava mais no contragolpe. Bom drible e chute de fora da área para fora de Gabriel arrancaram aplausos da torcida. Thiago Ribeiro fez boa jogada pela esquerda, mas a zaga tirou. Um minuto antes, o Esmeraldino havia tentado seu primeiro lance perigoso em dois chutes de fora da área de David e um cruzamento da esquerda de Lima, todos afastados pela defesa santista.

Aos 32 minutos, o Santos quase ampliou. Lucas Lima puxou a jogada com velocidade e habilidade pelo meio e rolou na esquerda para Thiago Ribeiro. O 11 cortou para o pé direito e chutou forte, mas bola subiu demais, em direção ao setor do Tobogã no Pacaembu, em grande chance desperdiçada.

“Fizemos o gol e tivemos volume até para marcar o segundo. Com um pouquinho mais de capricho, o segundo sai”, afirmou Thiago Ribeiro na saída do campo, aos microfones Jovem Pan. Esquerdinha, meia do Goiás, concordava e disse: “Se continuar desse jeito, a gente vai tomar mais”.

Aos 8 do segundo tempo, mais uma grande chance desperdiçada por Thiago Ribeiro. Após cruzamento na área, Arouca desviou a bola, que ficou fica limpa, no alto para Thiago Ribeiro, que arriscou o voleio. A bola subiu e saiu por cima da trave.

O Goiás esboçou reação aos 13. Em falta perigosa para, David cruzou e Jackson se lançou na bola chutando para o meio da área, mas Vladimir agarrou sem maiores problemas. Só que, logo depois a ducha de água fria para os goianos.

Aos 18 minutos, Geuvânio deu lindo passe para Patito na área, que cruzou, mas a zaga afastou para a entrada da área… a bola sobrou limpa, perfeita para o próprio Geuvânio chegar chutando forte de esquerda na saída de Renan, ampliando o marcador no Pacaembu e premiando a boa atuação que teve contra o Atlético Mineiro e neste domingo contra o Goiás. 2×0. Geuvânio havia sido a revelação do Campeonato Paulista, mas perdido a posição no começo do Brasileiro. Agora, com o novo técnico Enderson Moreira, ganhou nova chance e tem mostrado disposição.

Em seguida, as esperanças do Goiás se foram com um erro da arbitragem. Aos 20 minutos, Esquerdinha chutou forte de fora da área, a bola explodiu no travessão e pingou dentro do gol, muito à frente da linha. No rebote, Bruno Mineiro, impedido chutou pra rede e o gol foi anulado. Nem o juíz auxiliar que estava atrás do gol do Santos, a pouco metros do lance, viu o gol goiano, gerando a revolta dos visitantes.

O Santos cadenciou o jogo e perdeu velocidade com a entrada de Leandro Damião, novamente apagado.

Thiago Ribeiro saiu machucado, sentindo dores na parte de trás da coxa. Lucas Lima arriscou bons chutes de fora da área e quase fez o terceiro, mas foi infantil ao levar o terceiro cartão amarelo, por reclamação de uma falta (e já com a vitória praticamente garantida). Lima, que fez bom jogo, ficará de fora da próxima partida contra o Flamengo.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.