São Paulo sai na frente, mas cede empate para Figueirense em despedida de Kaká
Kaká se despediu do Morumbi neste domingo (3)
KakáEntrando em campo no jogo de despedida de Kaká do Morumbi, já que o meia está prestes a se apresentar ao Orlando City, o São Paulo entrou em campo na tarde deste domingo (30) para enfrentar o Figueirense e tentar somar pontos para garantir a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Depois de um primeiro tempo morno e sem gols, as duas equipes voltaram melhor na etapa final, o Figueirense assustou os donos da casa em algumas oportunidades, mas o São Paulo abriu o placar aos 24 minutos do segundo tempo, mas tomou o gol de empate aos 38, em falha de Rogério Ceni. Assim, o jogo terminou com empate pelo placar de 1 a 1, mas o Tricolor atingiu sua meta.
A primeira etapa terminou sem gols, com as duas equipes protagonizando um jogo morno e com poucas chances claras de gol criadas. No segundo tempo, aos 24 minutos, Edson Silva fez o gol são-paulino, mas Mazola, que foi formado no São Paulo, marcou para o Figueirense e selou a igualdade.
Com o resultado, o São Paulo chega aos 70 pontos e, mesmo assim, garante a vice-liderança, classificando-se assim diretamente para a fase de grupos da Libertadores. Já o Figueirense chega aos 47 pontos em 37 jogos e continua na zona intermediária da tabela.
Na 38ª e última rodada, o São Paulo enfrenta o Sport fora de casa, na Arena Pernambuco, enquanto que o Figueirense atua contra o Internacional, na Arena Condá. Todos os jogos da rodada final do Brasileirão serão no domingo (7), às 17h (de Brasília).
O jogo – Nos primeiros minutos, foi o Figueirense que tomou mais a iniciativa ofensiva e a primeira chance de maior perigo foi aos seis minutos quando, após cobrança de escanteio, Pablo dominou, finalizou, mas mandou o chute para fora.
Aos poucos, o São Paulo foi equilibrando as ações e, aos 16, Alan Kardec cruzou da direita, para Kaká, mas o camisa 8 pegou mal na bola e facilitou o trabalho defensivo da equipe de Santa Catarina.
O São Paulo teve oportunidade aos 33, quando Rafael Toloi cobrou falta, mas o goleiro Tiago Volpi defendeu. Na sequência do lance, Kaká cruzou para Alan Kardec na área, mas bola saiu alta e o camisa 14 não conseguiu desviar.
O Figueirense deu um pequeno susto na torcida da casa aos 42, quando França chegou pela esquerda e fez o cruzamento, mas bola passou por toda a área e ninguém chegou.
O Tricolor teve talvez a chance mais perigosa do primeiro tempo aos 44. Em cobrança de falta de perto da área, Rafael Toloi cobrou por fora da barreira, e acertou a rede pelo lado de fora, fazendo até alguns torcedores gritarem gol. O primeiro tempo terminou com placar inalterado.
Os primeiros minutos do segundo tempo foram mais emocionantes que boa parte do período inicial. Logo aos três minutos, o Figueirense perdeu chance preciosa, quando Marcão chegou em velocidade pela direita, livrou-se do marcador e rolou para Pablo, que chegando sozinho no meio da área, na cara do gol, finalizou no travessão.
O São Paulo chegou na sequência, Luis Fabiano concluiu cruzado, de dentro da área, mas mandou para fora.
O Figueira quase abriu o placar aos nove, mas a finalização cruzado de William Cordeiro foi para fora. Pouco depois, aos dez, Luis Fabiano bateu de fora da área após contra-ataque, mas carimbou o travessão.
Kaká quase foi o responsável pelo primeiro gol do jogo, aos 19, quando ele cabeceou após cruzamento, mas mandou para fora. O arremate passou perto da trave esquerda da meta defendida por Volpi.
O gol do São Paulo saiu aos 24 minutos, quando Osvaldo, que havia entrado há pouco no lugar de Alan Kardec, cruzou escanteio com perfeição e Edson Silva cabeceou firme, no canto direito de Tiago Volpi, para fazer 1 a 0.
O Figueirense ainda perdeu William Cordeiro, aos 31, já que tomou o segundo amarelo, por falta em cima de Kaká, e foi expulso. Falta duvidosa em cima do camisa 8.
O time da casa quase fez 2 a 0, aos 32, quando Osvaldo cobrou a falta na cabeça de Toloi, mas o zagueiro cabeceou para fora.
Ovacionado pela torcida, Kaká saiu aos 37 minutos para entrada de Alexandre Pato, e foi cumprimentado por seus companheiros, que vieram abraçá-lo.
Logo depois que Kaká saiu, o Figueirense empatou o jogo. Rogério Ceni saiu do gol e tentou dar chapéu em Marcão, mas Mazola, que entrou no lugar de Pato, pegou a sobra de bola e finalizou para o gol vazio, fazendo 1 a 1.
O Figueirense quase virou aos 44, quando os visitantes chegaram em contra-ataque e Mazola recebeu a bola na esquerda. O atacante bateu colocado e acertou a trave de Ceni. Por muito pouco o segundo não saiu.
O placar não foi mais alterado nos minutos finais e o jogo terminou empatado no Morumbi.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.