#SãoPaulo461 A Copa do Mundo chegou, e o pontapé inicial é aqui, em gramados paulistanos

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2015 17h04
  • BlueSky
Neymar abre os braços para comemorar gol de empate do Brasil contra a Croácia AFP Neymar abre os braços para comemorar gol de empate do Brasil contra a Croácia

O Brasil sonhou com a Copa do Mundo desde que foi confirmado como país-sede, em 30 de outubro de 2007. A mobilização pelo evento invadiu toda a população, de diferentes formas. Dos apaixonados e esperançosos aos desacreditados e descontentes, o Mundial ficou, por sete anos, fazendo parte da cabeça – e do coração – do brasileiro.

Quando finalmente amanheceu o dia 12 de junho de 2014, o clima do maior evento de futebol do mundo imperava pelo Brasil. E o local escolhido para a bola rolar novamente em solo verde e amarelo, 64 anos depois, foi São Paulo.  A sétima cidade mais populosa do planeta não ficaria de fora deste espetáculo, e entre confusões e rivalidades políticas e esportivas, ganhou um novo estádio para a tão esperada data. Foi na Arena Corinthians que Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull fizeram o show de abertura, que Juliano Pinto, mesmo paraplégico, utilizou a força do pensamento e o auxílio de um exoesqueleto para dar o pontapé mais aguardado da ciência brasileira, e que o Brasil iniciou junto a torcida pelo hexacampeonato – que morreu em 08 de julho, após o histórico 7 a 1.

Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, pisaram no gramado de Itaquera sob olhares de milhares de pessoas, do Brasil e de todo mundo.

Mas foi a Croácia – participante de honra desta festa – quem comemorou o primeiro gol, embora marcado por um brasileiro. Após cruzamento rasteiro de Olic, Marcelo desviou para trás e marcou um gol contra, para abrir o placar da primeira partida da Copa do Mundo de 2014. Neymar conseguiu melhorar o clima e empatou o jogo, e coube ao juiz da partida o lance da virada. Yuichi Nishimura marcou um pênalti bastante duvidoso de Lovren em cima de Fred e Neymar, na cobrança, fez o segundo gol. O goleiro Pletikosa pulou no lado certo, chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse. Festa na Arena Corinthians! Festa em São Paulo. A Copa, mais uma vez, estava na cidade.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.