Se prepara, Jesus! Conheça os “10 mandamentos” de Guardiola no City

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2016 16h12
Agência EFE Guardiola - Agência EFE

As particularidades sobre como Guardiola “cuida” dos seus comandados seguem sendo motivo de curiosidade no mundo do futebol. Desta vez, o zagueiro Zabaleta contou para a emissora argentina TyC Sports que o técnico do Manchester City deixa o time sem internet.

Essa é não é a única exigência de Guardiola com sua equipe. Há alguns meses, o The Sun revelou que o técnico proibiu o elenco do City de comer pizza no vestiário e que todos deviam fazer suas refeições juntos. Diante disso, o jornal espanhol Sport reuniu estas e outras regras d  técnico catalão e publicou uma lista dos “10 mandamentos” de Pep Guardiola. 

Confira abaixo o que o brasileiro Gabriel Jesus encontrará ao se apresentar no clube inglês no final do ano: 

1. Alimentação

Não é só a pizza que é cortada da alimentação dos atletas de Guardiola. Doces, cervejas e refrigerantes dão lugar à arroz, carne, peixe, iogurte, cereais e frutas. Antes de todo jogo, os jogadores recebem uma cesta de frutas e smoothies e são obrigados a jantar juntos mesmo após a partida.

2. Horários

Todos os jogadores devem chegar ao CT uma hora antes do horário em que o treino foi marcado e os atrasados são punidos com multas.

3. Comunicação

Como Zabaleta revelou, a internet é proibida entre os jogadores. Fones de ouvido e telefones também foram banidos a fim de promover o convívio entre o elenco e evitar uma imagem de isolamento, principalmente na chegada ao estádio.

4. Vestimentas

O Manchester City dispõe um guarda-roupa completo a cada um dos jogadores para que eles sempre apareçam em público representando o clube.

5. União

Guardiola busca promover uma boa relação entre ele e seus comandados e tenta fazer o possível para que o elenco não sofra rachaduras.

6. Postura interna

Guardiola cobra que os jogadores tratem com respeito, educação e cortesia todos os outros funcionários do clube. Um exemplo disso é a exigência de que toda a roupa usada seja colocada nos lugares destinados para serem recolhidas para a lavagem, e não em qualquer lugar no vestiário.

7. Postura externa

Os jogadores são educados a ser a imagem do clube para a torcida. Qualquer desentendimento não deve ser exposto publicamente. O exemplo mais claro desse comportamento foi o problema envolvendo Yaya Touré e Guardiola. No entendimento do treinador, o agente do jogador agiu diretamente contra a imagem do Manchester City.

8. “Grupo fechado”

O episódio de Touré também é um aviso aos atletas de que serão punidos em caso de críticas ao time para a imprensa e vazamentos de informações internas no clube.

9. Toque de recolher

A fim de evitar vexames com álcool, Guardiola restringe o horário em que os jogadores devem voltar para casa durante o meio da semana. A festa de natal do clube pode ser a única exceção a esta regra, porém a própria noite do dia 24 pode ser controlada, já que o Campeonato Inglês tradicionalmente possui uma rodada cheia no dia 25.

10. Multas

Como modo de garantir que os atletas sigam todo esse código de conduta, Guardiola estipula multas aos seus jogadores. No Barcelona e no Bayern de Munique, os valores variavam entre 250 e 6000 euros (entre R$ 910 e R$ 21 mil) e os responsáveis por recolher as multas são os próprios capitães dos times.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.