Sebastian Vettel e Missy Franklin ganham o Laureus; Brasil fica sem prêmios

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2014 12h03
EFE Vettel foi eleito atleta do ano no Prêmio Laureus

O piloto alemão Sebastian Vettel e a nadadora americana Missy Franklin foram os premiados nas duas principais categorias do Prêmio Laureus, entregue nesta quarta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia, em que o Brasil, com quatro concorrentes, saiu sem vitórias.

Tetracampeão mundial de Fórmula, Vettel, da equipe Red Bull, venceu o “Oscar do Esporte” pela primeira vez na carreira, e repetiu feito do compatriota Michael Schumacher, o único automobilista a vencer (em 2002 e 2004) nas 14 edições anteriores.

O alemão bateu dois atletas que já haviam vencido o Laureus: o velocista jamaicano Usain Bolt e o tenista espanhol Rafael Nadal. Os outros concorrentes eram o futebolista português Cristiano Ronaldo, o jogador de basquete americano LeBron James, e o fundista britânico Mo Farah.

Missy Franklin, por sua vez, venceu o prêmio de melhor mulher atleta. A americana de 18 anos, que conquistou seis medalhas de ouro no Mundial de natação, derrotou a compatriota e tenista Serena Williams, a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a saltadora russa Yelena Isinbayeva, a esquiadora eslovena Tina Maze, e a futebolista alemã Nadine Angerer.

A primeira chance de o Brasil sair vencedor em alguma categoria foi na de melhor atleta radical, em que concorriam o skatista Bob Burnquist e a surfista Maya Gabeira. A vitória, no entanto, ficou com o britânico Jamie Bestwick, único atleta da história dos X Games a obter oito ouros consecutivos, no BMX.

Logo depois foi a vez da entrega do prêmio de melhor equipe esportiva. A seleção brasileira estava na disputa, pelo título da Copa das Confederações, mas não foi páreo para o time de futebol masculino do Bayern de Munique, campeão alemão – se tornou bi ontem -, europeu e mundial.

Uma das concorrentes batidas pela equipe bávara, a seleção de críquete masculina do Afeganistão recebeu o prêmio Espírito do Esporte. Os integrantes, que aprenderam a praticar o esporte em campos de refugiados, chegaram à final da Copa do Mundo no ano passado.

Derrotado entre os melhores atletas homens do ano, Rafael Nadal venceu a honraria de melhor retorno do ano, em que venceu, entre outros, Ronaldinho Gaúcho. O número 1 do tênis mundial conquistou títulos de Roland Garros, US Open e cinco troféus de Masters 1000 da ATP na temporada passada, após longo afastamento por lesão.

O prêmio de maior revelação ficou com o campeão mundial de MotoGP, o espanhol Marc Márquez. Vencedor da primeira prova da categoria neste ano, no Catar, o piloto foi o jovem campeão da história, aos 20 anos e 266 dias. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.