Seleção de Kosovo jogará primeiro amistoso no dia 5 de março contra Haiti

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 19h22

Pristina, 12 fev (EFE).- A Federação de Futebol do Kosovo anunciou nesta quarta-feira que a seleção nacional jogará no dia 5 de março seu primeiro amistoso oficial, contra o Haiti, na cidade de Mitrovica.

A Fifa autorizou em janeiro que a seleção da antiga província sérvia disputasse amistosos, mesmo sem ser filiada à entidade.

O presidente da Federação nacional, Fadil Vokri, afirmou à emissora sérvia “B92” que o jogo contra os haitianos será “bom para o Kosovo e para o desenvolvimento do futebol no país”.

O dirigente ainda negou que tenha consultado representantes da federação sérvia, por já ter recebido autorização da Fifa. A antiga província declarou independência em 2008, mas não recebeu reconhecimento dos sérvios.

Vokri explicou na entrevista que não tentará atrair jogadores de origens kosovar que atuam em outras seleções, como é o caso do meia Xherdhan Shaqiri, do Bayern de Munique.

“Quando formos membros da Uefa e da Fifa, e disputarmos competições, eles decidirão onde jogarão”, afirmou.

A Fifa autorizou seus membros a disputarem amistosos com a seleção ou clubes do Kosovo, mas não admite que a equipe nacional da república ostente símbolos nacionais como bandeiras e emblemas, nem toque hino. A recomendação é apenas para o uso do nome da república. EFE