Sem Ashley Cole, Inglaterra é convocada para Copa Mundo

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2014 10h54

O técnico da InglaterraRoy Hodgson

Campeã da Copa do Mundo de 1966, quando atuou dentro de seus domínios, a Inglaterra não foi bem nas mais recentes edições do torneio e sequer ficou próxima de chegar ao bicampeonato. Em busca de reverter esta situação, o treinador Roy Hodgson divulgou, nesta segunda-feira, a lista de 23 jogadores convocados para competição em território brasileiro.

A principal ausência entre os atletas chamados por Hodgson foi o lateral esquerdo Ashley Cole (Chelsea). Titular da Inglaterra nas últimas três edições da Copa do Mundo, o experiente atleta, de 33 anos, já havia anunciado que não faria parte do grupo britânico e sua aposentadoria da seleção. Com isto, Leighton Baines (Everton) e  Luke Shaw (Southampton) disputam um lugar na escalação principal.

“Eu recebi uma ligação do Roy (Hodgson) e concordo que a seleção inglesa precisa de jovens jogadores. Eu acredito que, assim, é melhor me retirar agora. Temos um grande treinador e um ótimo time. Tudo que desejo a eles é o sucesso. Estarei vibrando como um verdadeiro torcedor. Obrigado a todos por tudo”, afirmou o lateral esquerdo, que defendeu seu país em 107 partidas.

Apesar da ausência de Ashley Cole, a Inglaterra terá outros atletas experientes em seu elenco. Os volantes Steven Gerrard (Liverpool), de 33 anos, e Frank Lampard (Chelsea), de 35 anos, serão os comandantes do meio-campo. Já no setor ofensivo, o principal destaque é o atacante Wayne Rooney (Manchester United), que disputará sua terceira Copa do Mundo.

“Entre as muitas decisões difíceis que precisei tomar, não convocar Ashley foi uma das mais árduas. Ele tem sido um competidor incrível para Inglaterra e merece enorme crédito por todos os anos em que brilhou por seu país. O mais importante foi conversar com ele antes da convocação, pois ele merecia ouvir isso diretamente de mim”, encerrou o treinador. 

A seleção comandada por Roy Hodgson está classificada no Grupo D, onde mede forças com Itália, Uruguai e Costa Rica. A estreia no evento realizado em território brasileiro está programada para o dia 14 de junho, às 18 horas (de Brasília), quando mede forças com o time tetracampeão, na Arena da Amazônia, em Manaus.

Confira os 23 jogadores convocados pela seleção inglesa:

Goleiros
Joe Hart (Manchester City)
Ben Foster (West Bromwich Albion)
Fraser Forster (Celtic/Escócia)

Defensores
Leighton Baines (Everton)
Gary Cahill (Chelsea)
Phil Jagielka (England)
Glen Johnson (Liverpool)
Phil Jones (Manchester United)
Luke Shaw (Southampton)
Chris Smalling (Manchester United)

Meio-campistas
Ross Barkley (Everton)
Steven Gerrard (Liverpool)
Jordan Henderson (Liverpool)
Adam Lallana (Southampton)
Frank Lampard (Chelsea)
James Milner (Manchester City)
Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal)
Raheem Sterling (Liverpool)
Jack Wilshere (Arsenal)

Atacantes
Rickie Lambert (Southampton)
Wayne Rooney (Manchester United)
Daniel Sturridge (Liverpool)
Daniel Welbeck (Manchester United)

Convocados como possíveis substitutos: 

John Ruddy (Norwich City)
Jon Flanagan (Liverpool)
John Stones (Everton)
Michael Carrick (Manchester United)
Tom Cleverley (Manchester United)
Andy Carroll (West Ham United)
Jermain Defoe (Toronto FC)