Sem projetos para 2017, Luxemburgo volta a falar de Guardiola: “Ele ainda não é o melhor do mundo”

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2016 18h36
BELO HORIZONTE, MG - 26.08.2015: CRUZEIRO X PALMEIRAS - Técnico do Cruzeiro Luxemburgo durante partida entre Cruzeiro x Palmeiras, válida pela Copa do Brasil, realizada no Mineirão. (Foto: Daniel Oliveira /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 984944 Folhapress Luxemburgo acumulou cinco derrotas em suas últimas seis partidas no comando do Cruzeiro

Cinco vezes campeão brasileiro, dono de oito títulos paulistas, experiência nos maiores e mais importantes clubes brasileiros, com passagens pela Europa, onde comandou os galácticos do Real Madrid, e recentemente no futebol chinês. O currículo de Vanderlei Luxemburgo é extenso e com muitas conquistas.

Ouça a participação de Vanderlei Luxemburgo no Plantão Esportivo da Jovem Pan:

Neste domingo, o treinador que se encontra de “férias” e até o momento sem “projetos” para 2017, participou do Plantão Esportivo e não se esquivou das perguntas feitas pelos jornalistas da Jovem Pan. Luxemburgo tratou de diversos assuntos, relembrando fatos marcantes em sua carreira e fazendo uma análise do atual momento do mundo da bola.

Conhecido pelas opiniões fortes, o treinador aproveitou também para esclarecer algumas polêmicas que se envolveu recentemente com colegas de profissão. Vanderlei Luxemburgo conta que em algumas entrevistas dadas recentemente a programas esportivos suas falas foram descontextualizadas, causando confusões desnecessárias.

“Pegaram minha entrevista com o Benja (Benjamin Back, da Fox Sports) e tiraram do contexto. Isso não é justo, não é correto. Eu disse que o Guardiola tem um marketing muito bom, que ele sabe trabalhar sua imagem muito bem, mas que ele ainda não é o melhor do mundo. Ele precisa de mais etapas, mas está no caminho”, disse.

Para o treinador brasileiro, existem outros treinadores à frente do espanhol ainda. Luxemburgo citou Carlo Ancelotti, ex-Real Madrid e atualmente no Bayern de Munique: “O Guardiola fez um trabalho muito bom no Barcelona, mas o Ancelotti tem uma carreira mais regular. Foi bem no Real Madrid, no Milan. Existe uma diferença grande entre eles”.

Confira outras declarações de Vanderlei Luxemburgo no Plantão Esportivo da Jovem Pan:

Profissionalismo

O Futebol é profissional, você precisa ter uma visão profissional. Dos jogadores, aos dirigentes. E hoje se cobra muito profissionalismo de amadores. A gestão dos clubes tem que ser profissional. Os dirigentes precisam ser remunerados, pois isso exige deles responsabilidades e cobrança. É assim que funcionam as empresas. Futebol não pode ser gerido pelo amor e paixão. Precisa ser profissional.

Projetos

Falo de planejamento e projetos há mais de 20 anos, desde a primeira passagem no Palmeiras. Clubes de futebol são como empresas. Precisam de planejamento e projetos. Aonde você quer chegar, como você vai fazer, que caminho vai tomar. Isso serve para sua vida pessoal também, pois se não tiver planejamento e projetos você não vai a lugar algum com sua família. Esse é o problema das pessoas.

Humanizado

O futebol precisa ficar mais humanizado, ter relação de pessoas, com responsabilidades profissionais. O futebol precisa ser mais humano. Hoje a relação está muito distante, muito fria, com interesses diferentes, com cada um defendendo seu lado. Eu gosto de uma relação mais humana, pois deixa o trabalho mais prazeroso. Hoje os treinos são fechados e isso fica pior para todo mundo.

Capita eterno

Joguei junto com Carlos Alberto Torres no Flamengo, mas nossa amizade é antiga. Morávamos próximos, tínhamos uma relação de amizade. Na TV era um cara duro, com imagem de capitão, mas na verdade era uma pessoa fantástica, líder, que tinha o respeito de todo mundo. Ele chamava a responsabilidade. Era fantástico, como pessoa e como jogador de futebol. Melhor lateral direito do mundo, disparado, de todos os tempos. Era completo.

Guardiola

Pegaram uma parte da minha entrevista com o Benja (da Fox Sports) e tiraram do contexto. Isso não é justo, não é correto. Eu disse que o Guardiola tem um marketing muito bom, mas que acho o Ancelotti melhor. O Guardiola fez um trabalho muito bom no Barcelona, mas foi o marketing dele que o levou a ser considerado o melhor do mundo. Mas, para isso, ele precisava ganhar mais. O Ancelotti foi no Real Madrid e ganhou, foi no Milan e ganhou.

Mas, Guardiola é jovem, quando ele conquistar mais títulos, aí tudo bem, ele pode vir a ser. Mas, ainda não é o momento. Mas, ele não é só marketing. O marketing é muito bom, ele sabe trabalhar bem a imagem dele, fez um trabalho excelente no Barcelona, mas para ele ser tratado como o melhor técnico do mundo falta muito. Eu considero o Ancelotti mais regular que ele. Ele precisa de mais etapas, mas está no caminho.

Futebol moderno

Eu não vejo mudanças no futebol hoje em dia. Ninguém vai descobrir, ou redescobrir o futebol. O futebol já existe há muitos anos. As mudanças tem que acontecer fora das quatro linhas, pois elas podem fazer diferença dentro de campo. Se vocês pegarem tudo que tem de moderno hoje no futebol brasileiro fui eu que comecei a trazer lá trás. O analista de desempenho eu faço há anos e hoje é uma realidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.