Shirlene Coelho será porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Paralímpicos

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2016 12h21

Shirlene Coelho tem um ouro e uma prata em Jogos Paralímpicos

Shirlene Coelho tem um ouro e uma prata em Jogos Paralímpicos

A paratleta Shirlene Coelho foi eleita, pela própria delegação brasileira, como a porta-bandeira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos na próxima quarta-feira, no Maracanã. As informações são do jornal O Globo.

Shirlene conquistou a medalha de ouro em Londres 2012 no lançamento de dardo e a atual recordista mundial da prova. A goiana de Corumbá, portadora de paralisia cerebral, também conquistou a prata nos Jogos de Pequim, em 2008.

Será a primeira vez que uma mulher será a responsável por carregar a bandeira brasileira na cerimônia. Igualmente inédito foi o modo como Shirlene foi escolhida. Normalmente a escolha ficava nas mãos dos chefes de missão, mas, desta vez, uma eleição envolvendo os 287 atletas da delegação definiu a porta-bandeira.

Ela e Roseane Ferreira, também do lançamento de dardo, foram as únicas mulheres a disputarem a eleição, junto com outros 17 homens. Shirlene venceu com 20% dos votos, ficando a frente do judoca Antônio Tenório, tetracampeão olímpico, e do velocista Yohansson Nascimento, ouro em Londres.

Tenório chegou a levar a bandeira brasileira nos Jogos de Pequim, em 2008. Na última edição, em 2012, coube ao nadador Daniel Dias o cargo de líder da delegação na cerimônia em Londres.