Solidariedade e superação valem ouro nos Jogos Mundiais para Transplantados

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 01h18
  • BlueSky

Sebastián Meresman.

Mar del Plata, 23 ago (EFE).- Além dos resultados esportivos, a solidariedade e a superação pessoal serão os principais ganhadores dos XX Jogos Mundiais para Transplantados, que começaram neste domingo em Mar del Plata e nos quais competem cerca de 1.200 atletas de 50 países que passaram por transplantes.

O evento não só promove a doação e o transplante de órgãos, mas também mostra “a segunda oportunidade” dos transplantados, a vida plena que levam e as habilidades de cada um no esporte de alto rendimento.

Ariel Baragiola, presidente da Associação de Atletas Transplantados da República Argentina (Adetra), é também um tenista que passou por um transplante de rim e participa dos Jogos.

Em entrevista à Agência Efe, ele afirmou que, além de ser um evento esportivo, os Jogos têm “um monte de eventos sociais realizados em paralelo”, todos relacionados com a doação, os transplantes e a solidariedade.

“Há eventos inter-religiosos, atividades para crianças, shows de música”, explicou.

Baragiola ressaltou a atividade inter-religiosa no evento porque contará com representantes de diversas religiões que exporão “por que são a favor da doação de órgãos”.

“Também há depoimentos de pessoas em listas de espera e de familiares de doadores, inclusive de doadores em vida. São lindos testemunhos para presenciar”, acrescentou.

O plano, que excede o campo esportivo, inclui até o plantio de uma árvore, que simboliza a vida e a fraternidade.

Além disso, representa uma oportunidade única para divulgar a importância da doação de órgãos na Argentina, país com maior taxa de transplantes na América Latina. No país, um transplante é realizado a cada cinco horas, e somente em 2014 foram contabilizadas 1.700 cirurgias deste tipo.

A 20ª edição dos Jogos é organizada pela World Transplant Games Federation (WTGF), os ministérios de Desenvolvimento Social e de Saúde da Argentina, o Instituto Nacional Central Único Coordenador de Ablação e Implante (Incucai), e a Adetra, entre outros órgãos locais.

Os Jogos contam neste ano com 14 modalidades: atletismo, natação, golfe, boliche, tênis, corrida de 5km, tênis de mesa, vôlei, badminton, squash, ciclismo, petanca, tejo e triatlo.

Realizados pela primeira vez no Reino Unido em 1978, os Jogos aconteciam anualmente, mas a partir de 1982, começaram a ser disputados a cada dois anos.

A atual edição, realizada de 23 a 30 de agosto em Mar del Plata, é a primeira organizada na América Latina. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.