Sporting reage, vence Braga nos pênaltis e conquista Taça de Portugal
Oeiras (Portugal), 31 mai (EFE).- Em reação heróica, o Sporting venceu o Braga neste domingo, nos pênaltis por 3 a 1, após estar perdendo por 2 a 0 até os 39 minutos da segunda etapa do tempo nornal, e conquistou assim a Taça de Portugal, quebrando jejum de sete anos sem conquistas de expressão.
Um dos grandes nomes da conquista da equipe verde e branca foi o goleiro Rui Patrício, que jogou os minutos finais com lesão na perna direita, e ainda assim fez defesa importante na prorrogação e ainda pegou uma penalidade, do zagueiro André Pinto.
Este foi o 16º título do Sporting na competição, se igualando assim ao Porto e ficando nove taças atrás do Benfica, maior campeão. Além disso, o clube quebra jejum de sete anos sem levantar um troféu de expressão. A última conquista foi justamente a Taça de Portugal, com vitória sobre os Dragões por 2 a 0, com dois gols de Rodrigo Tiuí.
O tempo normal começou com domínio arsenalista, com o time saindo na frente do placar aos 16 minutos da primeira etapa, com o português Éder cobrando pênalti. No lance, em que o lateral-esquerdo brasileiro Djavan sofreu falta do português Cédric, o jogador do time lisboeta acabou expulso. Aos 25, o meia Rafa Silva ampliou.
O duelo caminhava para o final sem o Sporting conseguir reagir, até que aos 39 minutos da etapa complementar, o argelino Islam Slimani descontou. Para delírio da torcida dos Leões, o atacante colombiano Fredy Montero, que entrou no decorrer do jogo, decretou a igualdade em 2 a 2 aos 48 minutos.
Na prorrogação, os dois times mostraram pouca disposição para arriscar, mais preocupados com a possibilidade de levar um gol, do que com a chance de sacramentar a conquista do título antes da disputa dos pênaltis. A única oportunidade clara de gol do Braga, com Salvador Braga, aos 8 minutos da etapa final, em que Rui Patrício fez ótima defesa.
Pouco depois, por falta na intermediária ofensiva, o meia brasileiro Mauro, ex-Atlético Goianiense, também foi expulso e deixou o Braga com um a menos, igualando numericamente as duas equipes para os instantes finais do confronto.
Nas penalidades, Adrien Silva, Nani e Slimani balançaram as redes para o time de Lisboa. Alan marcou para o time vermelho e branco, mas André Pinto, Éder e Salvador Agra desperdiçaram cobranças, decretando o placar de 3 a 1.
O Sporting contou hoje com dois brasileiros, o zagueiro Ewerton, ex-Corinthians Alagoano e Anzhi, e o lateral-esquerdo Jefferson, que passou por Palmeiras e Fluminense. Além de Djavan, ex-CRB, e Mauro, o time arsenalista teve três brasileiros como titulares.
Na Taça de Portugal é previsto que o campeão dispute a Liga Europa, mas como os dois finalistas já tinha lugar garantido em torneios continentais, estava definido previamente a abertura de uma vaga extra no campeonato nacional, que acabou ficando com o sexto colocado, Belenenses. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.