STJD pune zagueiro do Avaí com multa e suspensão de cinco jogos por racismo
O Surpremo Tribunal de Justiça Desportiva [STJD] puniu, na noite desta terça-feira (14), o zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, com cinco jogos de suspensão e 10 mil reais de multa por chamar o atacante Franci, do Boa Esporte, de “macaco” em partida entre as duas equipes, válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A decisão cabe recurso.
Logo após o final da partida entre as equipes, Franci registrou o Boletim de Ocorrência em uma delegacia catarinense. Pela ofensa racista, Antônio Carlos foi denunciado pela Procuradoria por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva [CBJD].
No tribunal, Antônio Carlos negou a ofensa de cunho racista e afirmou que teria dito o termo “malaco”, gíria que significa malandro. O denunciado disse ainda que nenhum momento pediu desculpas ao adversário.
Em depoimento ao tribunal, Franci contou sua versão do episódio. “Houve a jogada e a gente se chocou num lance normal. Acabei caindo e ele [Antônio Carlos] veio me xingar. Ele veio e me chamou de macaco do c*. O companheiro dele percebeu a ofensa e tentou me acalmar. Ele inclusive veio me pedir desculpas após tomar conhecimento da gravidade do que tinha falado”, disse.
Ainda neste ano, o Grêmio foi expulso da Copa do Brasil por ofensas racistas de seus torcedores ao goleiro santista Aranha, em partida válida pela ida das quartas de final do torneio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.