Substituto de Neymar e chance dos “brasileiros”: o que esperar da convocação da Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 16/09/2015 19h30
Montagem sobre Folhapress/EFE/Instagram Certezas como Oscar e Hulk e dúvidas como Pato e Coutinho rondam convocação de Dunga para Eliminatória

Agora é pra valer: a Seleção Brasileira inicia a busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2018 no dia 8 de outubro, contra o Chile, e dia 13 contra a Venezuela, pelas Eliminatórias. A convocação do técnico Dunga, por sua vez, será feita nesta quinta-feira (17), às 11h. O que podemos esperar da lista que definirá os jogadores que começarão a missão de levar o Brasil à Copa? O Jovem Pan Online preparou um guia com algumas previsões, análises e apostas para tentar responder essa pergunta.

Candidatos ao lugar de Neymar

A CBF não conseguiu suspender a pena de Neymar, que ficará de fora das duas primeiras partidas das Eliminatórias por conta do episódio no jogo contra a Colômbia na Copa América. Sem seu principal craque, Dunga terá de escolher um atacante, especialmente algum que seja rápido e habilidoso. O principal candidato à vaga é Philippe Coutinho; correndo por fora, está Alexandre Pato. Outra possibilidade é manter Lucas Lima no grupo mesmo com a volta de Oscar e realocar o meia do Chelsea para o lado esquerdo.

A volta dos “azuis”

O meia Oscar e o volante Ramires, ambos do Chelsea, se contundiram e foram cortados para as partidas contra Costa Rica e Estados Unidos. Agora recuperados, devem estar na lista de Dunga. 

Perdeu, playboy: quem deve ficar de fora

Rafinha Alcântara, que foi bem nos amistosos e marcou gol contra o EUA em sua estreia pela Seleção, se contundiu gravemente atuando pelo Barcelona na Liga dos Campeões e ficará afastado dos gramados por meses. Também do Barcelona, Daniel Alves não será convocado, já que está contundido e tem desfalcado sua equipe nos últimos jogos. Gabriel Paulista, do Arsenal, não agradou em suas chances e deve dar lugar a Gil, zagueiro do Corinthians, na convocação.

Com a vaga (quase) garantida

Há jogadores que, a não ser que se machuquem, têm presença garantida na convocação. Alguns exemplos são o goleiro Jefferson, o lateral-direito Danilo, os zagueiros David Luiz e Miranda, o volante Luiz Gustavo e o atacante Hulk, que vive grande fase. Kaká e Lucas, que voltaram à Seleção depois de um bom tempo fora, se destacaram nos amistosos, especialmente o meia do PSG, e têm boas chances de seguir no grupo.

Quem merece uma chance – mas provavelmente não terá

Três jogadores que atuam no futebol brasileiro têm vivido grande fase e, para muitos, merecem ser convocados. Alexandre Pato é o artilheiro do São Paulo no Brasileirão e o principal jogador da equipe. Ricardo Oliveira, do Santos, mesmo com 35 anos, é o goleador do torneio nacional. Por fim, Renato Augusto é o comandante do meio de campo do Corinthians, o líder absoluto da competição. No entanto, nenhum deles foi testado ainda por Dunga, e a chance de serem convocados para os dois primeiros jogos das Eliminatórias é pequena.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.