Suíça congela milhões de francos suíços relacionados com corrupção na Fifa
O Ministério da Justiça e polícia da Suíça confirmaram nesta quinta-feira o congelamento de vários milhões de francos suíços depositados em entidades helvécias, como parte das investigações de corrupção na Fifa.
A medida corresponde a uma solicitação das autoridades dos Estados Unidos para ter acesso a documentos relacionados com contas em diferentes estabelecimentos financeiros.
A Justiça americana realiza uma ampla investigação sobre o pagamento de milionários subornos a dirigentes da Fifa em troca da entrega, a determinadas empresas, dos direitos de comercialização de torneios esportivos, particularmente na América Latina e América do Norte.
Nesta investigação colaboram as autoridades da Suíça, onde a Fifa tem sua sede mundial.
Os Estados Unidos alegam que os fatos de corrupção que denuncia foram tramados em seu território e que os fundos envolvidos transitaram também por entidades bancárias deste país.
A Suíça não detalhou a quantidade exata de fundos que ficaram bloqueados em virtude da decisão anunciada hoje.
A pedido dos EUA, a polícia da Suíça deteve em duas ocasiões altos responsáveis da Fifa com fins de extradição.
Alguns deles já foram transferidos ao primeiro país, enquanto outros seguem detidos à espera da Corte Suprema da Suíça resolver as apelações que apresentaram, opondo-se à decisão inicial do Ministério suíço de Justiça de aprovar a extradição.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.