Superação, polêmica, “gif do ano” e as histórias mais marcantes do Pan 2015

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2015 15h01
Montagem sobre Folhapress/Twitter/Youtube Houve "susto do ano"

Os Jogos Pan-Americanos de 2015 acabaram no último domingo (26) e sua rotina de competições vai deixar saudades nos amantes dos esportes. Entretanto, entre os dias 10 e 26 de julho aconteceram histórias o bastante para serem lembradas por um bom tempo. Não faltou emoção, superação, polêmicas e momentos divertidos durante as competições.

Com isso, o Jovem Pan Online reúne abaixo alguns desses acontecimentos que marcaram o Pan de Toronto e ficarão marcados por um bom tempo.

“O Gif do Ano”

Leonardo de Deus foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro para a natação brasileira em Toronto ao vencer nos 200 metros borboleta. O feito valeu uma reação igualmente marcante de Léo, que abriu a boca como se tivesse tomado um grande susto. A expressão de seu rosto foi transformada em gif (espécie de imagem animada popular na internet), e este foi eleito “O gif do ano” pela revista Sports Illustrated.

Thiago Pereira, o “Mr. Pan”

O nadador brasileiro foi a Toronto com o objetivo de conquistar medalhas o bastante para se tornar o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos. E ele conseguiu: com cinco conquistas, somou 23 na carreira, ultrapassou Erick López, que tem 22, e conquistou a marca. O recorde poderia ser ainda maior, caso os juízes não anulassem sua conquista do ouro na prova dos 400 metros medley, que o acusaram de fazer um movimento errado em virada.

Brasileiro envolvido em caso de abuso sexual

O goleiro da Seleção Brasileira de polo aquático não vai levar uma lembrança positiva do Pan-Americano. Thye Bezerra foi acusado de ter abusado sexualmente de uma canadense, o que lhe rendeu um mandado de busca por parte da polícia canadense. Em entrevista à imprensa brasileira, ele disse que a relação foi consentida, e o caso ainda não está esclarecido.

A superação de Ingrid Oliveira

A saltadora de apenas 20 anos ficou conhecida antes de começar a competir no Pan por conta de uma foto em seu Instagram. Nela, Ingrid aparece sentada de costas dentro de um complexo aquático em Toronto. Nos comentários, ela sofreu ofensas machistas e se manifestou na internet. Ao saltar em sua primeira competição, caiu do trampolim e levou nota zero. No entanto, no salto de 10 metros da plataforma sincronizada, deu a volta por cima e ficou com a medalha de prata.

 

PRATA com sabor de OURO ⭐️ #PanAm2015

Uma foto publicada por Ingrid Oliveira (@ingrid_oliveira96) em

Continências no pódio

Diversos atletas brasileiros patrocinados pelo Exército foram criticados por bater continência nos pódios do Pan – o gesto seria uma demonstração de respeito apenas ao militarismo e não ao Brasil. Cássio Rippel, medalha de ouro no tiro esportivo, explicou à Rádio Jovem Pan os motivos do ato. “A bandeira nacional, assim como o Hino Nacional, são símbolos máximos da nossa pátria, então a continência é uma deferência à nossa bandeira e ao Hino. É um cumprimento muito bonito, que não é obrigatório”. (Clique no player acima para ouvir tudo o que Cássio Rippel falou sobre a continência.)

O vexame do Brasil no futebol

O mau momento da Seleção Brasileira em competições de futebol se estendeu ao Pan-Americano. A equipe vencia o Uruguai por um 1 a 0 na semifinal até os 40 minutos do segundo tempo, mas levou uma virada incrível e ficou de fora da final. Ao menos, na decisão do terceiro lugar, uma vitória sobre o Panamá garantiu ao Brasil a medalha de bronze. Os uruguaios, por sua vez, ficaram com o ouro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.