T. Silva, Douglas Costa, Fernandinho… O que esperar da 2ª convocação de Tite

Em dois jogos, duas vitórias. Tite estreou da melhor maneira possível pela Seleção Brasileira. O time verde-amarelo apresentou bom futebol, superou adversários duros como Equador e Colômbia e, em cinco dias, pulou da sexta para a segunda colocação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
O tempo de celebração, no entanto, já se esgotou. Na próxima sexta-feira, às 15h (de Brasília), o técnico fará a sua segunda convocação à frente da Seleção – desta vez, para os jogos contra a Bolívia, dia 6 de outubro, em Natal, e diante da Venezuela, dia 11, fora de casa.
Os resultados e o desempenho do Brasil nos dois primeiros jogos com Tite indicam que a lista de sexta-feira terá muitos nomes que já foram convocados pelo treinador no mês passado. Isto não quer dizer, contudo, que as relações serão idênticas.
Por exemplo: Thiago Silva e Douglas Costa, que, lesionados, não foram chamados para pegar Equador e Colômbia, devem ser lembrados. Outro que também pode ganhar chance é Fernandinho, que está em boa fase no Manchester City e é candidato a ocupar a vaga de Paulinho, suspenso da partida contra a Bolívia.
Abaixo, veja o que se pode esperar da segunda convocação de Tite na Seleção Brasileira.
Goleiros
Tite convocou Alisson, Marcelo Grohe e Weverton para os jogos do mês passado, e é muito provável que a lista se repita nesta sexta-feira. O único que pode pintar como surpresa é Diego Alves, do Valencia. “Eu acho que o Tite vai manter os três que levou, mas eu gosto mais do Diego Alves. Para mim, é o melhor goleiro brasileiro em atividade. Já teria de ser titular na Copa do Mundo de 2014…”, opinou o comentarista Bruno Prado, da Rádio Jovem Pan.
Laterais
Também é difícil imaginar surpresas neste setor. Daniel Alves e Fagner devem ser chamados para o lado direito, e Marcelo e Filipe Luis, para o esquerdo. Titulares na Seleção olímpica, Zeca e Douglas Santos correm por fora, assim como um jogador que tem enfim começado a render no atual campeão europeu. “Ele vai manter os que estão aí, mas, no futuro, quem pode ganhar uma vaga é o Danilo, do Real Madrid. Provavelmente no lugar do Fagner…“, apostou Bruno Prado.
Zagueiros
Capitão na última Copa do Mundo, Thiago Silva perdeu espaço com Dunga, mas tem tudo para voltar a ser convocado nesta sexta-feira. Tite já revelou o desejo de contar com o defensor do Paris Saint-Germain no time verde-amarelo, e a primeira chance será agora. Ele só não foi chamado no mês passado por causa de uma lesão.
Quem deve perder a vaga é Rodrigo Caio, que foi lembrado para as partidas contra Equador e Colômbia, mas acabou cortado por contusão – o gremista Geromel foi chamado para substituí-lo. Tudo leva a crer que Miranda, Marquinhos e Gil serão mantidos em relação à lista passada.
“Acho que vai ser isso, sim“, concordou Bruno Prado. “Eu, pessoalmente, acho o Rodrigo Caio e o Geromel melhores do que o Gil. Mas o Tite confia no Gil, trabalhou com ele no Corinthians... Os zagueiros convocados devem ser: Miranda, Marquinhos, Gil e Thiago Silva“, acrescentou.
Meio-campistas
Suspenso da partida contra a Bolívia, Paulinho pode fazer com que Tite divulgue uma lista maior na próxima sexta-feira – não apenas com 23 jogadores. Isto porque o ex-volante corintiano deve ser chamado apenas para jogar contra a Venezuela, fora de casa. Assim, é provável que pinte uma novidade neste setor na convocação.
Tite procurou o técnico do Sport, Oswaldo de Oliveira, possivelmente para conversar sobre Rithely. Bruno Prado, no entanto, acha difícil que ele seja convocado. O comentarista da Rádio Jovem Pan tem quatro palpites para a vaga: Fernandinho, Elias, Alan e Willian Arão.
“O Elias tem características parecidas com as do Paulinho, assim como o Alan, do Napoli, e o Willian Arão, do Flamengo”, avaliou, embora ache que o jogador do Manchester City tenha boas chances de ser lembrado.
Teoricamente, o volante compete com Rafael Carioca para a reserva de Casemiro. Mas Bruno Prado não descarta que Tite o utilize na posição que hoje é ocupada por Paulinho. “O Fernadinho vai voltar cedo ou tarde para a Seleção. Não sei se agora, mas vai voltar. Jogando com o Guardiola, e bem, será lembrado… Para a reserva do Casemiro ou até para o lugar do Paulinho“, apostou.
De resto, os nomes devem ser os mesmos – incluindo, aí, Casemiro, Giuliano, Lucas Lima, Willian, Philippe Coutinho e Renato Augusto. Uma surpresa, apesar de remota, pode ser Oscar, que começou a temporada como titular no Chelsea e não vai à Seleção desde março.
Atacantes
Ausente da primeira convocação de Tite, Douglas Costa se recuperou de lesão e tem tudo para voltar à Seleção nesta sexta-feira. Quem deve perder o lugar é Taison, que foi chamado no mês passado e concorre com o jogador do Bayern pela mesma vaga no time canarinho: a que hoje é ocupada por Neymar, o extremo pelo lado esquerdo.
Na referência, Gabriel Jesus, que fez dois gols contra o Equador, deve ser chamado novamente. O mesmo não pode ser dito sobre Gabriel Barbosa, recém-vendido à Inter de Milão. O ex-santista não joga uma partida oficial há 15 dias e, por isso, pode ser preterido por Roberto Firmino, do Liverpool, ou Luan, do Grêmio.
“Eu acho o Luan e o Roberto Firmino melhores centroavantes do que o Gabriel. Eu gosto mais do Gabriel jogando pelo lado, mas, pelo que parece, o Tite pensa em usá-lo pelo meio, na reserva do Jesus. Não é o que eu faria”, encerrou Bruno Prado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.