Tite no Timão: relembre conquistas e veja desafios do técnico para 2015

  • Por Luiz V. Andreassa/Jovem Pan
  • 11/12/2014 17h53
Lorena Ribeiro/Jovem Pan Tite é o convidado do Esporte em Discussão

Tite e o Corinthians estão muito próximos de fechar a volta do treinador para o Parque São Jorge – o acordo deve acontecer nas próximas horas. Depois de dias de especulação após a saída de Mano Menezes, anunciada logo após a última rodada do Campeonato Brasileiro, as partes conversavam e um novo acordo era iminente, conforme antecipado por Wanderley Nogueira, da rádio Jovem Pan, divulgada em seu blog na última segunda-feira (8). O salário do treinador deve ficar por volta de 700 mil reais por mês.

Que tal relembrar as conquistas de Tite no Timão e ver os desafios para 2015?

O treinador mais vitorioso da história do Corinthians

Esta será a terceira passagem do treinador gaúcho pelo time de Parque São Jorge. A primeira, sem grande destaque, foi entre 2004 e 2005. Já a segunda, entre 2010 e 2013, foi muito vitoriosa. A parceria rendeu o título do Campeonato Brasileiro em 2011, após um começo turbulento por conta da eliminação para o Tolima, na pré-Libertadores.

Em 2012, o clube conquistou, de forma invicta, o almejado e inédito título da Libertadores e foi campeão mundial em cima do Chelsea. No ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista, contra o Santos, e a Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo. Estas conquistas transformaram o treinador no mais vitorioso da história do Corinthians.

A relação azedou em 2013. Apesar dos dois títulos conquistados naquele ano, a campanha no Campeonato Brasileiro foi mediana e o time não conseguiu ficar no G4. Pesou também a eliminação da Copa do Brasil para o Grêmio e a dificuldade da equipe alvinegra para fazer gols, o que desencadeou uma série de empates (foram 17 ao todo), e o apelido, usado pela própria torcida, de “Empatite”.

Quando o contrato se encerrou, em novembro, a diretoria resolveu não renová-lo. Desde então Tite esperava a chance para treinar algum time de fora do Brasil, mas, a partir da demissão de Mano, seu nome era o mais forte para assumir o cargo novamente.

Ao todo, foram 106 vitórias, 72 empates e 42 derrotas em 220 jogos à frente do alvinegro – um aproveitamento de 59%.

Os desafios para 2015

Apesar do prestígio de Tite com o clube e da torcida de muitos corintianos pela sua volta, o ídolo alvinegro não deverá ter vida fácil.

Até pelo sucesso da passagem anterior, a pressão para vencer a Libertadores novamente deverá ser grande. E não haverá muito tempo para trabalhar, pois no começo de fevereiro o Timão terá de passar por algum time da Colômbia para chegar à fase de grupos. Caso consiga evitar vexame parecido com o de 2011, quando caiu na fase preliminar para o Tolima (COL), jogará no chamado “grupo da morte” da primeira fase, que tem o atual campeão San Lorenzo, da Argentina, o Danubio, do Uruguai, e o rival São Paulo.

Além disso, o Corinthians elegerá seu novo presidente no começo de 2015, e por enquanto vive um clima de disputa eleitoral. A própria saída de Mano Menezes se deve à incerteza em relação ao futuro – o desejo do atual presidente Mário Gobbi era manter o treinador no cargo, mas, por estar em fim de mandato, o mandatário não conseguiu realizar seu desejo.

Outra incerteza é a permanência de Paolo Guerrero, o craque do Timão em 2014, para a próxima temporada. Apesar de o acordo ser provável, a novela da renovação de seu contrato se estende por semanas e ainda pode ter uma reviravolta.

Por fim, Tite terá de superar a desconfiança criada no fim de sua segunda passagem pelo clube. Por mais que essa desconfiança esteja um tanto esquecida no momento, ela pode voltar à tona caso o Corinthians demore para apresentar um bom futebol e encontre dificuldades no ataque, como teve em 2013, e o “Empatite” pode voltar à cabeça dos torcedores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.