Tite revela dúvidas em todas as posições e fala sobre Diego Alves: “está no radar”
Tite tem, no mínimo, cinco dúvidas para fechar o grupo que vai disputar a Copa do Mundo de 2018. Em participação exclusiva no especial O Brasil a caminho da Rússia, o técnico da Seleção revelou que há vagas disponíveis em todas as posições, e ressaltou que levará em consideração o momento dos atletas ao recrutá-los para o Mundial do ano que vem – o programa, na íntegra, vai ao ar no próximo domingo, às 10h, na Rádio Jovem Pan.
“(O grupo) não (está fechado). Definitivamente, não. O momento dos atletas é o que determina a convocação. A função da comissão técnica é acompanhar o desempenho dos atletas, e eu não posso fechar o olho para um jogador emergente. Exemplo: não fosse dessa forma, o Gabriel Jesus não estaria na Seleção principal. Você tem de estar aberto aos atletas que estão aparecendo e aos que estão mantendo uma regularidade”, explicou.
Questionado sobre quais posições ainda não foram “fechadas” para a Copa, Tite foi incisivo: “eu vou te dizer… Em todos os setores tem (dúvidas). Pra goleiro tem vagas em aberto, zagueiros, laterais… Estou indo terça-feira assistir aos jogos da semifinal da Champions. Tenho de ver o Fabinho. Preciso ver in loco. Preciso ver Jemerson, Daniel Alves… Esta é a minha função“, avisou.
Diego Alves, goleiro recordista em defesas de pênalti no Campeonato Espanhol, também foi citado por Tite. O técnico, que nunca convocou o arqueiro do Valencia, indicou que pode dar uma chance a ele nas próximas convocações – atualmente, Alisson, reserva da Roma, é o titular absoluto da meta brasileira.
“No início, o processo de convocação dos goleiros era o Taffarel me trazendo nomes, e a gente conversando democraticamente. Mas vimos que era muito pouco. Então, passamos a acompanhar os treinamentos, porque também é importante. Eu vou me municiando de informações. Claro que o Diego (Alves) está nessa lista (de jogadores observados)… É claro que tem essa possibilidade. Ele está no radar, assim como um dia esteve o Ederson, por exemplo“, explicou, referindo-se ao jovem goleiro do Benfica, recém-convocado para a Seleção.
Jorge elogiado
Hoje no Mônaco, o lateral-esquerdo Jorge, ex-Flamengo, pode ganhar chances na Seleção. Apesar de concorrer com os consagrados Marcelo e Filipe Luís, o jovem de 21 anos foi bastante elogiado por Tite. “A capacidade de entendimento tático dele é impressionante. O moleque joga muito“, afirmou.
E se pudesse convocar um estrangeiro?
Messi? Cristiano Ronaldo? Luis Suárez? Griezmann? Tite surpreendeu ao revelar qual jogador estrangeiro gostaria de naturalizar para convocar à Seleção. O escolhido foi o meia Thiago Alcântara, do Bayern de Munique. Nascido na Itália, mas dono de cidadania brasileira, Thiago curiosamente precisou se naturalizar espanhol para poder defender a seleção campeã mundial de 2010 – caso contrário, ele poderia vestir a camisa verde-amarela.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.