Título do Botafogo sobre o Barcelona e vexame santista; relembre excursões de clubes brasileiros pelo exterior

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2015 10h53
Montagem - clubes brasileiros no exterior

Corinthians e Fluminense começarão o ano de 2015 disputando um torneio amistoso fora do país. A Florida Cup, que também conta com os alemães Bayer Leverkusen e Colônia, fará parte do período de pré-temporada dos dois clubes. Uma competição como essa não é novidade para clubes brasileiros. Ao longa da história, grandes equipes foram ao exterior medir forças com os mais tradicionais clubes europeus.

Um dos torneios mais tradicionais nesse formato de pré-temporada é o Troféu Ramón de Carranza, disputado desde 1995 em Cadíz, na Espanha. Seis clubes brasileiros (Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Vasco da Gama e Flamengo) já conquistaram o torneio. O Verdão e Gigante da Colina, ambos com três títulos, são os maiores vencedores verde e amarelos da disputa. O mais recente campeão entre os brasileiros é o Timão, com um título em 1996.

Outra competição espanhola de tradição é o Trofeu Joan Gamper, disputado anualmente desde 1996 em Barcelona. Internacional, Flamengo, Vasco da Gama e Santos foram os representantes brasileiros ao longo dos anos. O Colorado foi o único que saiu vitorioso na edição de 1982 (vitória diante do Manchester City). O título dos gaúchos, no entanto, não foi o fato mais marcante entre as participações brasileiras. Recentemente, em 2013, o Peixe foi ao Camp Nou e acabou humilhado por 8 a 0 diante do Barcelona de Messi e Neymar, sofrendo a maior goleada da história do torneio amistoso. 

O Troféu Cidade de Palma de Mallorca, realizado também na Espanha, tem títulos de Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e Grêmio. O mais interressante é que Botafogo e Grêmio bateram o Barcelona e o Flamengo despachou o Real Madrid. O que hoje parece inimaginável, era realidade entre as décadas de 70 e 80.

Mais recentemente, Internacional e São Paulo disputaram a Copa Audi, na Alemanha, em 2011 e 2013, respectivamente. A dupla não obteve sucesso frente aos grandes europeus. O Tricolor, no entanto, saiu vitorioso na Eusébio Cup, ao bater o Benfica por 2 a 0, em torneio disputado também no ano de 2013.