Tribunal espanhol divulgará amanhã decisão sobre greve no futebol do país

  • Por Agencia EFE
  • 13/05/2015 12h19
  • BlueSky
Twitter/Reprodução Liga de Futebol Profissional da Espanha (LFP)

A Audiência Nacional da Espanha divulgará nesta quinta-feira a decisão sobre a medida cautelar solicitada pela Liga de Futebol Profissional (LFP), após a greve anunciada pela federação (RFEF) e pela associação de jogadores (AFE) do país.

Hoje, as partes se encontraram para no tribunal que tem jurisdição sobre todo o território do país, e os responsáveis pelas três entidades depuseram sobre o caso por volta de uma hora e 45 minutos, conforme explicou Ricardo Bodas, presidente da Sala do Social da Audiência Nacional.

Javier Tebas, presidente da LFP, entrou com processo no último dia 8, por considerar a greve ilegal, já que “não se descumpriu nada do convênio coletivo”.

Além de Bodas, mais dois juízes ouviram a argumentação de dirigentes e representantes do sindicato dos jogadores. A liga ofereceu 5 milhões de euros como caução, caso seja atestado que a greve é ilegal.

O sindicato dos jogadores, por sua vez, alegou que a suspensão das atividades nada tem a ver com o convênio coletivo e que existem motivações específicas, e que não existe impedimento na greve se há apoio da federação, como alega a liga.

A paralisação foi definida pela entidade sindical dos atletas por discordâncias com a lei aprovada há uma semana, que modifica a distribuição das cotas de direitos de transmissão das partidas pela TV, transformando a negociação individual dos clubes em coletiva.

RFEF decretou a paralisação por considerar que o governo ignorou sua autoridade na negociação com a LFP (entidade que administra a primeira e a segunda divisões e, por sua vez, é favorável à mudança proposta). E também por não concordar de alguns pontos do projeto. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.