Trio de ataque do Barcelona garante virada sobre o PSG e 1º lugar no Grupo F
O ataque estrelado do Barcelona funcionou integralmente. Pela primeira vez as três estrelas de frente, Messi, Neymar e Luis Suárez, marcaram gols numa mesma partida. Azar do PSG, que, após sair na frente com Ibrahimovic, viu a liderança do Grupo F ser roubada pelo time catalão.
A partida no Camp Nou teve um primeiro tempo bastante movimentado, com três gols. Já na etapa final as chances de gol foram mais raras. O Barcelona, mesmo não exibindo um futebol vistoso, foi bastante eficiente tanto para se defender quanto para atacar.
Com a vitória, o time catalão devolveu o revés sofrido em Paris, quando perdeu por 3 a 2 para o PSG, e tirou do adversário a liderança do Grupo F, chegando a 16 pontos contra 14.
Primeiro tempo a mil; segundo nem tanto
Como o técnico do PSG Laurent Blanc já havia previsto, o Barcelona começou o jogo mostrando quem era o dono da bola. Diante da organização quase impecável da marcação francesa, o time da casa tocava com paciência para um lado e para o outro, sem conseguir espaços para finalizar.
Enquanto se defendia, o PSG esperava uma chance para atacar, e, logo na primeira, foi às redes. Lucas cruzou rasteiro pela direita, Matuidi fez o pivô na área e Ibrahimovic bateu forte de primeira para estufar as redes.
O Barcelona acusou o golpe e perdeu o domínio da partida. O panorama foi favorável ao PSG nos minutos após o gol, mas não durou muito. Porque o Barça de hoje em dia pode não ser como aquele de anos atrás, comandado por Guardiola, mas tem novas estrelas. E tem Suárez, que se esforçou para alcançar lançamento de Mascherano e desviou para a área, onde Messi chegou livre para empatar. Foi o 75ª gol do argentino, o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões.
Mesmo diante de um adversário mais confiante, o PSG teve a chance de passar à frente quando Lucas apareceu na área batendo de primeira, mas o brasileiro mandou para fora. Suárez respondeu batendo firme e obrigando Sirigu a fazer grande defesa. Mas, além de Suárez e Messi, o time catalão tem outra estrela, até então um pouco apagada. Foi no fim do primeiro tempo que Neymar brilhou: Iniesta roubou a bola no campo de ataque e passou para o ex-santista dominar, avançar e acertar um belo chute de fora da área, com o misto perfeito entre precisão e força, impossível para Sirigu defender.
Na segunda etapa, as chances de gol foram mais raras, mesmo com o PSG adiantando a marcação em busca do empate. A equipe parisiense quase conseguiu a igualdade com Lucas, que driblou Mathieu na área com facilidade e parou na boa saída de Sirigu. No rebote, Verratti passou para Matuidi, que acertou a marcação. Entretanto, tirando essa jogada, o PSG não conseguiu ameaçar a meta de Ter Stegen. Nem as ousadas alterações de Blanc, que mandou Pastore e Lavezzi pro jogo, mudaram o panorama.
Bastante consciente em campo, o Barcelona esperava a hora de definir a partida. E ela chegou em jogada muito bem trabalhada, que passou por Rakitic e Xavi, o qual encontrou Neymar na esquerda. O brasileiro chutou cruzado, Sirigu fez boa defesa e Suárez apareceu para mandar pra dentro e definir a partida. Gol merecido do uruguaio, incansável durante todo o jogo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.