“Trio de ferro” tenta repetir rodada impecável no Campeonato Português

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2015 17h20

Lisboa, 10 set (EFE).- Porto, Sporting e Benfica, que formam o “trio de ferro” do futebol português, entrarão em campo neste fim de semana de olho em repetir o desempenho de duas semanas atrás, com vitórias que valeram ascensão importante na tabela do campeonato.

A rodada passada, terceira, foi a primeiro em que os principais clubes do país venceram juntos. Os Dragões superaram o Estoril por 2 a 0, assumindo a liderança com sete pontos, segundo pelos Leões, que passaram pela Acadêmica por 3 a 1, e os Encarnados levaram a melhor sobre o Moreirense por 3 a 2, chegando aos seis pontos.

Neste fim de semana, o Porto entrará em campo neste sábado, em visita ao Arouca. A grande novidade na equipe deverá ser o meia-atacante mexicano Jesús Corona, recém-contratado junto ao Twente, da Holanda.

O rival do time de Iker Casillas, e também de Hélton, Maicon e Danilo, por outro lado, é uma das maiores surpresas da competição até aqui, com duas vitórias e um empate, ocupando a terceira colocação.

O Arouca tem dez brasileiros no elenco, sendo que três atuaram como titular em todos compromissos até aqui, o goleiro Rafael Bracalli, ex-Paulista, o lateral-direito Jaílson, ex-Grêmio Anápolis, e o lateral-esquerdo Lima, ex-Botafogo. O centroavante Maurides, ex-Internacional, entrou sempre no decorrer dos jogos.

O Sporting, por sua vez, vai em busca de manter invencilidade neste domingo, em duelo contra outro time que não perdeu, o Rio Ave, no estádio José Alvalade, em Lisboa. A equipe verde e branca está no segundo posto, por ter saldo pior que o do Porto, e mais gols anotados que o Arouca.

O time da Vila do Conde, por sua vez, tem cinco pontos, aparecendo no sexto lugar da tabela de classificação do Português. No último compromisso que fizeram em casa, os companheiros do goleiro Cássio, ex-Vasco, bateram o Braga por 1 a 0.

Atual campeão, o Benfica abrirá a rodada nesta sexta-feira, em duelo lisboeta com o Belenenses, no Estádio da Luz. No quarto posto, sendo o único grande derrotado até aqui na competição, para o Arouca por 1 a 0, os comandados por Rui Vitória podem até pular para a liderança, dependendo de combinação de resultados.

Este será o primeiro jogo dos Encarnados depois do anúncio da renovação do contrato de Jonas. Na primeira temporada no clube, o atacante foi vice-artilheiro do campeonato nacional, com 20 gols, um a menos que o colombiano Jackson Martínez, então jogador do Porto. Apesar disso, o brasileiro foi eleito o melhor atleta da competição.

O Belenenses é um dos invictos do Português, mas ainda não conseguiu vencer, empatando os três compromissos feitos até aqui. A equipe do técnico Sá Pinto, antigo ídolo do Sporting, ficou na igualdade com Rio Ave, Vitória de Guimarães e Marítimo.

No sábado, Estoril e Braga, clubes que vem se notabilizando pela grande quantidade de brasileiros no elenco, se enfrentarão no sábado. O primeiro, que conta com Bruno César, ex-Corinthians, é 13º colocado com três pontos, enquanto os arsenalistas, de Rodrigo Pinho, ex-Madureira, está na quinta posição, com seis pontos.

No domingo, jogarão Marítimo e Vitória de Setúbal, Moreirense e União da Madeira, Nacional e Académica, Vitória de Guimarães e Tondela; enquanto Boavista e Paços de Ferreira encerrarão a rodada na segunda-feira.

None

Programação da quarta rodada do Campeonato Português.

None

Sexta-feira.

Benfica – Belenenses.

Sábado.

Estoril – Braga.

Arouca – Porto.

Domingo.

Marítimo – Vitória de Setúbal.

Moreirense – União da Madeira.

Nacional – Académica.

Vitória de Guimarães – Tondela.

Rio Ave – Sporting.

Segunda-feira.

Boavista – Paços de Ferreira. EFE