Trio mortal resolve, Barça vence PSG e rouba liderança de grupo na Champions

  • Por Agencia EFE
  • 10/12/2014 20h12
  • BlueSky

Barcelona (Espanha), 10 dez (EFE).- O Barcelona mostrou força nesta quarta-feira, e com gol de cada integrante de seu poderoso trio ofensivo, venceu o Paris Saint-Germain por 3 a 1, no estádio Camp Nou, ficando assim com a liderança do grupo F da Liga dos Campeões da Europa.

O time francês, que era o primeira colocado antes de a bola rolar, até abriu o placar com seu artilheiro, o sueco Zlatan Ibrahimovic, aos 15 minutos do primeiro tempo. Quatro minutos depois, o argentino Lionel Messi respondeu, marcando seu 76º gol em competições europeias e se igualando a Raúl, que era o líder isolado deste ranking.

Quando a etapa inicial caminhava para o empate, Neymar apareceu, marcando um lindo gol, em finalização da entrada da área aos 42 minutos. No segundo tempo, foi a vez de o uruguaio Luis Suárez balançar a rede após pegar rebote de finalização do brasileiro e definir o placar, aos 32 minutos.

Com o resultado, o time espanhol chegou a 15 pontos, ficando com a terceira melhor campanha na fase de grupos, atrás de Real Madrid (18) e Bayern de Munique (15, mas com melhor saldo). O Paris Saint-Germain terminou a disputa do grupo F com 13 pontos.

Respectivamente vencedor e derrotado, Barça e PSG conhecerão na segunda-feira, a partir das 9h (horário de Brasília), os rivais que enfrentarão nas oitavas de final da competição, em sorteio que acontecerá na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. No mesmo dia e local, o Ajax conhecerá o adversário na fase 16 avos de final da Liga Europa.

O time holandês garantiu a terceira posição da chave com a vitória em casa sobre o APOEL Nicósia por 4 a 0. Lasse Schöne, duas vezes, Davy Klaassen e Arkadiusz Milik marcaram os gols que selaram a despedida do campeão cipriota das competições continentais nessa temporada.

Para o jogo decisivo de hoje no Camp Nou, o time catalão entrou em campo com uma formação alternativa, com três zagueiros (Bartra, Piqué e Mathieu), três meias (Mascherano, Busquets e Iniesta), um armador (Messi) e mais três atacantes, Pedro, Suárez e Neymar.

No PSG, o técnico Laurent Blanc não teve problemas, e assim montou o time considerado ideal. David Luiz, Maxwell, Thiago Motta, Matuidi e Cavani, poupados na vitória sobre o Nantes, no fim de semana, pelo Campeonato Francês, reapareceram no time titular.

Nos primeiros minutos, ambos os times deixaram claro o tamanho do respeito que tinham um pelo outro. O Barça, mais ofensivo, preferia tocar a bola do que partir para cima, enquanto o time francês procurava se fechar, na busca por um contra-ataque ideal.

Em boa descida pela direita, o Paris Saint-Germain marcou logo na sua primeira ação ofensiva. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Lucas arrancou e serviu Matuidi. O meia francês fez o papel de pivô, só ajeitando para Ibrahimovic fuzilar e abrir o marcador da partida.

A reação do time catalão foi rápida, e aos 19, Mascherano fez lançamento longo, Suárez acreditou e ajeitou para Messi, que apareceu no segundo pau para escorar a empatar. No lance, Sirigu e David Luiz se desentenderam e acabaram deixando a bola passar por toda a área, até encontrar o argentino.

Os visitantes não demonstraram timidez, e foram para cima com tudo em busca do segundo gol. Lucas perdeu chance clara aos 29, após cruzamento certeiro de Matuidi. Dois minutos depois, Cavani foi quem desperdiçou, finalizando bem, mas parando em defesa de Ter Stegen.

O Barcelona só conseguiu voltar a atacar com perigo aos 39 minutos, quando Pedro cruzou da direita e Suárez apareceu enchendo o pé. Sirigu, no entanto, parou o uruguaio e manteve a igualdade no placar.

Aí entrou em cena Neymar, que estava apagado até então. O camisa 11 recebeu na intermediária, arrancou, e acertou lindo chute de perna direita, no canto direito do goleiro italiano, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa.

No segundo tempo, o jogo começou com o mesmo ritmo intenso do fim da etapa inicial. Aos 8 minutos, Lucas fez ótima jogada pela direita, e foi quase até dentro do gol, até ser desarmado. Cavani e Matuidi ainda tentaram marcar em sobras de bola, mas Bartra salvou duas vezes.

O PSG se lançou ainda mais ao ataque com a entrada de Pastore no lugar de Verratti, aos 17 do segundo tempo. Pouco depois, Luis Enrique respondeu com um meia, Rakitic, no lugar do atacante Pedro. Enquanto isso, o Barça conseguia neutralizar as ações do adversário.

Mesmo com Lavezzi em campo na vaga de Matuidi – enquanto Xavi entrou no lugar de Iniesta -, o PSG não conseguiu aproveitar os espaços que a zaga do Barça dava. Por isso, acabou punido aos 32 minutos do segundo tempo, sofrendo o terceiro gol.

Em jogada de Xavi, Neymar recebeu na esquerda e bateu cruzado, parando em ótima defesa de Sirigu. No rebote, Suárez apareceu sozinho na área e só escorou para o fundo das redes.

O gol, matou de vez o PSG, que viu a liderança escapar pelas mãos. Ibrahimovic, quase que sozinho, ainda tentou lutar para balançar as redes mais vezes, sem sucesso. Nos minutos finais, coube ao torcedor do Barça comemorar, a vitória, e seu trio de ataque mortal.

None

Ficha técnica.

Barcelona: Ter Stegen; Bartra (Adriano), Piqué e Mathieu; Mascherano, Busquets, Iniesta (Xavi) e Messi; Pedro (Rakitic), Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Paris Saint-Germain: Sirigu; Van der Wiel, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Thiago Motta, Verratti (Pastore) e Matuidi (Lavezzi); Lucas, Ibrahimovic e Cavani. Técnico: Laurent Blanc.

Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey e Darren Cann.

Gols: Messi, Neymar e Suárez (Barcelona); Ibrahimovic (Paris Saint-Germain).

Cartões amarelos: Cavani (Paris Saint-Germain).

Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.