Uefa destaca “considerável melhoria” nos clubes após fair play financeiro

  • Por Agência EFE
  • 18/05/2015 18h43
Wikimedia Commons Segundo Gianni Infantino

O secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, afirmou nesta segunda-feira que o fair play financeiro imposto pela entidade proporcionou “uma melhoria considerável” na saúde orçamentária dos clubes em um curto período de tempo.

Em entrevista à imprensa em Nyon, na Suíça, Infantino afirmou que os clubes registraram uma queda nas perdas líquidas de 1,7 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões) para 400 milhões de euros (R$ 1,36 bilhão) entre 2011 e 2014.

O diretor da Uefa também afirmou que o fair play financeiro é vital para garantir a sequência da transformação do futebol no continente e assegurar que os clubes consigam enfrentar os novos desafios do futuro.

Infantino lembrou que os debates sobre a inclusão de emendas às regras estão sendo realizados desde outubro de 2013 entre a Uefa e os clubes, considerados por ele como “principais peças” no processo.

“Qualquer mudança na legislação existente terá como objetivo proporcionar um maior crescimento, mais competição no mercado, reforçando também a ênfase no controle das despesas e a garantia da estabilidade financeira, já que o nosso objetivo é assegurar a sustentabilidade dos clubes europeus de futebol”, afirmou.

O dirigente reiterou que qualquer emenda deverá ser ratificada pelo Comitê Executivo da Uefa, que realizará sua próxima reunião nos próximos dias 29 e 30 de junho, em Praga, capital da República Tcheca.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.