Uefa multa jogador que mostrou camisa com imagem de Putin
Dmitri Tarasov exibiu camisa com uma imagem do presidente russo Vladímir Putin
Dmitri Tarasov exibiu camisa com uma imagem do presidente russo Vladímir PutinA Uefa multou em 5 mil euros o meia Dmitri Tarasov, do Lokomotiv Moscou, por mostrar uma camisa com a imagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao fim da partida de ida entre sua equipe e o Fenerbahçe pela fase de 16 avos de final da Liga Europa, informou a entidade nesta sexta-feira.
“A comissão ética e disciplinar da Uefa tomou a decisão de multar o jogador do FC Lokomotiv Dmitri Tarasov em 5 mil euros”, diz o comunicado que informa a punição.
O anúncio coincide com o aniversário do jogador russo, que completou hoje 29 anos.
O incidente aconteceu no dia 17 de fevereiro, quando, após o apito final, Tarasov tirou a camisa do time, exibindo, por baixo, uma com a imagem de Putin usando uniforme militar e a frase “O presidente mais cortês”.
A frase faz referência ao eufemismo “pessoal cortês”, usado pelas autoridades russas para chamar os militares russos sem distintivos nos uniformes e que tomaram o controle de instalações estratégicas da península da Crimeia, na Ucrânia, antes de sua anexação.
O jogador, de 28 anos, explicou que seu gesto foi uma mostra de apoio a Putin.
“É meu presidente. Eu o respeito e decidi mostrar que sempre estou com ele e disposto a apoiá-lo. Na camisa estava escrito tudo o que queria dizer”, disse.
O sétimo parágrafo do artigo 14 do regulamento disciplinar da Uefa proíbe “todas as formas de propaganda política, ideológica e religiosa”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.