Uefa pede suspensão de Congresso e adiamento das eleições da Fifa
Madri, 27 mai (EFE).- O Comitê Executivo da Uefa emitiu nesta quarta-feira um comunicado oficial em que pede à Fifa a suspensão do Congresso marcado para amanhã e o adiamento por seis meses das eleições presidenciais da próxima sexta-feira.
Depois da prisão de sete dirigentes da Fifa na Suíça na manhã desta quarta-feira a pedido da Justiça americana, que os acusa de envolvimento em um escândalo de corrupção na entidade, a Uefa manifestou “tristeza” e “assombro” pelos incidentes.
A instituição presidida Michel Platini afirmou que o Congresso da Fifa que será realizado nesta quinta-feira corre riscos de se tornar uma “farsa”, por isso as associações europeias teriam que considerar ajudar e alertar que se este sistema não parar, “matará o futebol”.
A Uefa também informou que seus membros se reunirão amanhã para decidir medidas de proteção ao futebol e disse que é necessário uma mudança de liderança na Fifa, anular o Congresso de amanhã e adiar as eleições presidenciais de sexta-feira para daqui a seis meses.
Para a Uefa, os incidentes desta quarta-feira são um “desastre” para a Fifa e prejudicam a imagem de todo o futebol. A Uefa se mostrou “profundamente impactada e entristecida”.
Além disso, a Uefa afirmou que estes incidentes mostram, novamente, que a corrupção “está profundamente enraizada na cultura da Fifa” e comentou que o organismo presidido por Joseph Blatter tem que “se reiniciar” para realizar uma verdadeira reforma que mude a instituição. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.