Uefa pune Croácia por suástica em gramado em jogo das Eliminatórias da Euro

  • Por Agência EFE
  • 23/07/2015 13h40
Símbolo nazista pode ser visto no gramado. Depois

A Uefa decidiu nesta quinta-feira tirar um ponto, multar e impôr que a seleção da Croácia faça duas partidas nas Eliminatórias da Eurocopa com portões fechados, devido a “comportamento racista”, o que incluiria a presença de uma suástica gravada no gramado do estádio Poljud, em Split.

O Comitê de Controle, Ética e Disciplina da entidade julgou o caso, apontando também para a “conduta inadequada” dos jogadores, que receberam seis cartões amarelos, sendo que lateral Darijo Srna foi advertido duas vezes e acabou expulso.

Com isso, a seleção do Leste Europeu caiu de 14 para 13 pontos, se mantendo ainda na liderança do grupo H, que tem Itália com 12, Noruega com 10, Bulgária com 8, Azerbaijão com 4 e Malta com 1.

A federação do país ainda terá que pagar multa de 100 mil euros (R$ 349,2 mil), e realizar os jogos contra os búlgaros, único que resta na condição de mandante, sem torcida – o outro compromisso com portões fechados deverá ser indicado posteriormente.

Depois da partida contra a Itália, já realizada com ausência de público, a entidade que rege o futebol croata já havia pedido desculpas a “espectadores, adversários e jogadores dos dois países, pelo símbolo nazista no gramado do Poljud”.