Uefa sugere final da Copa do Mundo do Catar em 23 de dezembro de 2022

  • Por EFE
  • 25/02/2015 12h12
Divulgação platini

A Uefa sugeriu nesta quarta-feira que a final da Copa do Mundo do Catar seja disputada no dia 23 de dezembro de 2022, após a recomendação divulgada ontem pela Fifa de realizar o Mundial durante o inverno do país, entre novembro e dezembro.

“A Uefa e suas associações nacionais tinham preferido inicialmente que a Copa do Mundo de 2022 fosse realizada em janeiro. No entanto, uma vez que o grupo de trabalho da Fifa recomendou que seja do final de novembro ao final de dezembro, a Uefa sugeriu que uma opção poderia ser jogar a decisão no dia 23 de dezembro”, afirmou o porta-voz da entidade, Pedro Pinto.

O representante da Uefa lembrou, em comunicado, que “os detalhes do calendário e várias opções serão discutidas na próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa, em 19 de março”.

O grupo de trabalho da Fifa que elabora o calendário internacional de partidas para o período entre 2018 e 2024 recomendou que o Mundial do Catar seja disputado no inverno, entre o fim de novembro e dezembro de 2022, por considerar que esse é o período mais viável.

A proposta contemplou também uma redução da duração do Mundial. Além disso, o grupo de trabalho propôs que a Copa das Confederações seja mantida nas datas tradicionais, entre junho e julho, mas disputada em outro país.

O Mundial de Clubes seria então usado como evento-teste um ano antes da Copa do Mundo do Catar, sendo organizado no país entre novembro e dezembro de 2021.

Embora a decisão final não seja tomada até a reunião do Comitê Executivo da Fifa, a Uefa mostrou apoio à recomendação, respaldada também pelo Sindicato Internacional de Jogadores (FIFPro).

As associações que representam os clubes e as ligas profissionais da Europa, contudo, são contrárias à proposta porque ela representaria prejuízo para as competições domésticas e para os próprios clubes, que pediram uma compensação à Fifa se a mudança do calendário for aprovada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.