Uefa volta atrás, e time de Marta usará uniforme com bandeira LGBT

  • Por EFE
  • 07/03/2016 14h17

Rosengard ostentará símbolo da comunidade LGBT acima do nome das jogadores

Montagem sobre fotos/Twitter/Reprodução Rosengard ostentará símbolo da comunidade LGBT acima do nome das jogadores

O Rosengard, da meia-atacante Marta, conseguiu autorização para utilizar na camisa a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, anunciou o clube nesta segunda-feira.

“Compreendemos a chance de mostrar que somos modelos para os jovens. Mostramos que há preocupação com nossa identidade ou com quem quer se envolver em qualquer esporte”, afirmou a zagueira inglesa Anita Asante.

Inicialmente, a Uefa tinha negado o uso da bandeira LGBT na nova camisa do clube, que está nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, mas o diretor-geral, Klas Tjebbes, confirmou que o problema estava superado e a autorização havia sido obtida.

“Escrevi a eles em tom muito amável e argumentei bem. No fim, responderam que não poderiam aprovar o uso, segundo os estatutos da entidade, mas que, por outro lado, não viam motivo para proibí-lo”, garantiu.

Este é o segundo time da Suécia que utiliza a bandeira com arco-íris nos uniforme. Dois anos atrás, o Kiruna IF, da terceira divisão do campeonato nacional de hóquei, ostentou o símbolo.

O capitão da seleção masculina de handebol do país, Tobias Karlsson, tentou utilizar uma braçadeira com as cores, no campeonato europeu da modalidade, mas a Federação Internacional proibiu. 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.