Uefa volta atrás, e time de Marta usará uniforme com bandeira LGBT
Rosengard ostentará símbolo da comunidade LGBT acima do nome das jogadores
Rosengard ostentará símbolo da comunidade LGBT acima do nome das jogadoresO Rosengard, da meia-atacante Marta, conseguiu autorização para utilizar na camisa a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, anunciou o clube nesta segunda-feira.
“Compreendemos a chance de mostrar que somos modelos para os jovens. Mostramos que há preocupação com nossa identidade ou com quem quer se envolver em qualquer esporte”, afirmou a zagueira inglesa Anita Asante.
Inicialmente, a Uefa tinha negado o uso da bandeira LGBT na nova camisa do clube, que está nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, mas o diretor-geral, Klas Tjebbes, confirmou que o problema estava superado e a autorização havia sido obtida.
“Escrevi a eles em tom muito amável e argumentei bem. No fim, responderam que não poderiam aprovar o uso, segundo os estatutos da entidade, mas que, por outro lado, não viam motivo para proibí-lo”, garantiu.
Este é o segundo time da Suécia que utiliza a bandeira com arco-íris nos uniforme. Dois anos atrás, o Kiruna IF, da terceira divisão do campeonato nacional de hóquei, ostentou o símbolo.
O capitão da seleção masculina de handebol do país, Tobias Karlsson, tentou utilizar uma braçadeira com as cores, no campeonato europeu da modalidade, mas a Federação Internacional proibiu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.