Única derrota corintiana diante de colombianos foi trágica; veja o retrospecto

  • Por Lucas Tomazelli/Jovem Pan
  • 04/02/2015 11h02
O jogador Ronaldo, do Corinthinas, na derrota para o Tolima e desclassificação da Taça Libertadores da América 2011, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, Colômbia. Deportes Tolima 2x0 Corinthians. (Ibagué, Colômbia, 02.02.2011. Foto de Daniel Augusto Jr./Fotoarena/Folhapress)Ronaldo Fenômeno participou de única derrota corintiana para colombianos na Libertadores

O Corinthians terá uma adversário colombiano em sua primeira decisão no ano de 2015. Nesta quarta-feira (04), pela ida da fase preliminar da Libertadores, o Timão encara o Once Caldas em sua Arena, enquanto o jogo de volta acontece no próximo dia 11, em Manizales. O retrospectivo do time de Parque São Jorge diante dos colombianos é positivo na competição continental: são cinco vitórias, dois empates e uma derrota apenas. O curioso é que o único revés alvinegro é o mais lembrado, sendo exatamente a queda diante do Tolima, que eliminou a equipe antes da fase de grupos de edição de 2011.

Justamente o desastre diante do Tolima foi a única ocasião em que o Corinthians enfrenteu colombianos em uma mata-mata da competição. Na época, o time do técnico Tite tinha Ronaldo Fênomeno em fim de carreira e muitos jogadores novos, vindo para surprir as ausências das saídas do elenco de 2010. Na ida, disputada no Pacaembu lotado, o Timão não saiu do zero com o modesto adversário. Na volta, na cidade de Ibagué, o alvinegro marcou seu nome negativamente na história da competição e foi o primeiro brasileiro a ser eliminado antes da fase de grupos, após derrota por 2 a 0. 

O primeiro encontro entre corintianos e colombianos aconteceu apenas na sétima participação do clube brasileiro na Libertadores, no ano de 2006. Na ocasião, o Corinthians integrava o mesmo grupo do Deportivo Cali. Em São Paulo, o Timão venceu por 3 a 0 (gols de Marcos Vinicius, Tevez e Nilmar) e, fora de casa, conquistou outros três pontos com triunfo por 1 a 0 (gol de Ricardinho).

Em 2010, já com Ronaldo Fenômeno no time, o Independiente de Medellín foi o adversário na fase de grupos. Em casa, o Corinthians superou os colombianos por 1 a 0 (gol contra de Valência). Em Medellín, empate por 1 a 1, com lindo gol de Dentinho. 

Mais recentemente, em 2013, o Milionários foi o colombiano da vez no caminho do Timão, atual campeão do torneio na época. Em casa, vitória dos paulistas por 2 a 0 (gols de Guerrero e Alexandre Pato). Em Bogotá, triunfo pelo placar mínimo (gol de Danilo), confirmando a soberiana corintiana frente aos colombianos.

Confira a lista completa de jogos do Corinthians frente aos colombianos na Libertadores:

Libertadores 2006

Corinthians 3 x 0 Deportivo Cali – Fase de Grupos – Pacaembu

Deportivo Cali 0 x 1 Corinthians – Fase de Grupos – Estádio Coloso de Palmaseca

Libertadores 2010

Corinthians 1 x 0 Independiente de Medellín – Fase de grupos – Pacaembu

Independiente de Medellín 1 x 1 Corinthians – Fase de grupos – Atanasio Girardot

Libertadores 2011

Corinthians 0 x 0 Tolima – Fase preliminar – Pacaembu

Tolima 2 x 0 Corinthians – Fase preliminar – Manuel Murillo Toro

Libertadores 2013

Corinthians 2 x 0 Milionários – Fase de grupos – Pacaembu

Milionários 0 x 1 Corinthians – Fase de grupos – Estádio El Campín