Valdivia é convocado pelo Chile e só volta ao Palmeiras depois da Copa

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2014 08h30

Apesar dos problemas estruturais Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação Valdivia critica estrutura da Copa e dispensa declaração de Pelé

Presente em campo na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Goiás, no último sábado, no Pacaembu, o meio-campista Jorge Valdivia retornará ao clube alviverde apenas depois da Copa do Mundo. Na noite deste domingo, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile cumpriu as expectativas e confirmou a convocação do atleta, que se apresenta ao treinador Jorge Sampaoli já nesta segunda-feira. O volante Gary Medel (Cardiff City) foi outro jogador incluso na lista.

Aos 30 anos, Valdivia disputará sua segunda Copa do Mundo pela seleção de seu país. Um dos expoentes da atual geração chilena, o chileno participou de quatro partidas na África do Sul, em 2010, sendo duas como titular e duas como reserva. Nas oitavas de final, entrou no segundo tempo contra o Brasil, mas não foi capaz de evitar derrota por 3 a 0.

Vinculado ao Palmeiras até agosto de 2015, Valdivia pode ter feito seu último jogo pela equipe paulista no último final de semana. Detentor de 36% dos direitos econômicos do atleta, o conselheiro Osório Furlan já confirmou publicamente que deseja vender o meio-campista após a Copa do Mundo deste ano. O próprio jogador, inclusive, afirmou que gostaria de retornar ao futebol europeu, onde acumula passagens por Rayo Vallecano (Espanho) e Servette (Suíça).

Comandada pelo argentino Jorge Sampaoli, a seleção chilena está sendo convocada aos poucos para a competição em território brasileiro. O primeiro grupo chamado pelo técnico está trabalhando há dez dias no Complexo Juan Pinto Durán. Ao todo, 30 jogadores devem participar deste período de treinamento, incluindo os destaques Alexis Sánchez (Barcelona) e Arturo Vidal (Juventus).

O Chile está classificado no Grupo B, onde mede forças com a atual campeã, Espanha, além da Holanda, segunda colocada na última edição da Copa. Menos prestigiada, a Austrália completa a chave e é a primeira adversária da seleção sul-americana, em 13 de junho, na Arena Pantanal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.