Van Basten deixa cargo na seleção da Holanda para trabalhar na Fifa
O ex-jogador e assistente técnico da seleção da Holanda, Marco van Basten, deixará o cargo na equipe nacional no final deste ano e começará a trabalhar na Fifa, segundo confirmou nesta terça-feira a Associação de Futebol da Holanda em comunicado.
“A Fifa me ofereceu uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento e na reforma do futebol, assim como para utilizar minhas ideias e opiniões em aspectos como as regras do jogo, a arbitragem e os programas de desenvolvimento”, explicou Van Basten na nota da federação holandesa.
O assistente do técnico Danny Blind já tinha expressado a intenção de deixar a seleção em entrevista à revista especializada “Voetbal International”.
Devido ao acordo feito com o técnico para seguir no posto até o fim de 2016, Van Basten auxiliará Blind na partida contra a Suécia, no dia 6 de setembro, pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018.
A saída de Van Basten é a última de uma sequência de despedidas que afetou a seleção holandesa nas últimas semanas. O treinador adjunto Dick Advocaat deixou a equipe e foi para a Turquia após assessorar Blind durante três meses.
Estava previsto que Ruud Gullit substituísse Advocaat, mas as negociações com a federação não evoluíram. Com o anúncio da saída de Van Basten, o técnico Danny Blind está sem assistentes.
“É claro que não estou contente, mas o cargo na Fifa é feito sob medida para Marco. Significa que tenho que buscar outro substituto, mas é uma grande oportunidade para ele”, disse Blind no comunicado da federação.
O diretor da seleção, Hans Jorritsma, também deixará o posto no final do ano, enquanto o diretor de futebol Bert van Oostveen abandonará a equipe em setembro e será substituído por Gijs de Jong.
Nesta quinta-feira, a seleção da Holanda enfrentará a Grécia em amistoso e na terça-feira da próxima semana jogará contra a Suécia pelas Eliminatórias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.