“Vaquinha virtual” quer doar ingressos da Paralimpíada a crianças carentes

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2016 17h56
KERIM OKTEN/EFE Daniel Dias - nadador paralímpico

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se encerraram no último domingo, podem ser considerados um sucesso de público. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 80% dos ingressos foram vendidos para o principal evento esportivo do mundo. Apesar disso, o que se viu foram muitos lugares vazios nas arquibancadas.

Essa imagem pode se agravar durante a realização dos Jogos Paralímpicos, que começa no próximo dia 7. Apesar de valores bem inferiores em comparação aos da Olimpíada, os ingressos para a Paralimpíada estão encalhados. O número divulgado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro é de apenas 12% de ingressos vendidos.

Diante desse cenário, a publicitária paulista Ana Júlia Rodriguez, de 24 anos, desenvolveu um crowdfunding (também conhecido como “vaquinha virtual”) para arrecadar doações e comprar entradas para serem entregues a creches e ONGs do Rio de Janeiro a fim de que crianças possam acompanhar as disputas paralímpicas.

Ana explica que a ideia foi motivada justamente pela falta de procura dos ingressos da Paralimpíada: “vi uma matéria que comentava da falta de adesão para os jogos paralímpicos e que nem 30% dos ingressos tinham sido vendidos, além de um possível corte de verbas para esses Jogos e fiquei triste com a situação. Eu já ia comprar alguns ingressos pra doar antes disso, mas não seria em grande escala”.

A publicitária viu no crowdfunding uma chance de encontrar mais pessoas engajadas e interessadas em participar do projeto.”Já estamos em contato com uma ONG que está interessada em levar 38 crianças para assistir aos Jogos. Até agora já foi arrecadado 8,6% com 3 horas que coloquei no ar. Os jogos começam dia 7 e até lá acho que vai dar certo!”, afirma a otimista Ana Júlia. A ONG em questão é a Amparando, de Duque de Caxias, que acolhe famílias que vivem em situação de extrema pobreza.

O projeto foi lançado nesta segunda-feira com o objetivo de arrecadar R$ 5 mil reais para a compra. Poucas horas após o lançamento da campanha foram arrecadados R$ 400. Apenas esse valor garantiria oito ingressos para a final do futebol de sete. O preço médio das competições varia entre R$ 10 e R$ 60 reais. É possível realizar doações e acompanhar o quanto foi arrecadado neste link.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.