Vermaelen recebe alta após sete meses sem jogar e pode estrear pelo Barcelona

  • Por Agência EFE
  • 26/04/2015 11h35
  • BlueSky
Reprodução/Instagram Vermaelen ainda não estreou pelo Barcelona. Zagueiro já tinha um histórico de lesões desde quando defendia o Arsenal.

O zagueiro Thomas Vermaelen, que foi contratado pelo Barcelona em agosto do ano passado e que, devido a uma série de lesões, está parado há sete meses, poderá enfim fazer sua estreia pela equipe principal do clube catalão.

O belga, de 29 anos, foi liberado pelos médicos do Barça neste domingo e colocado à disposição do técnico Luis Enrique para se juntar aos treinos com o restante do elenco.

Na temporada 2013-2014, quando defendia o Arsenal, Vermaelen perdeu 17 jogos por problemas musculares, só foi titular 14 vezes e em apenas metade destas não foi substituído. Na Copa do Mundo, ele jogou apenas 31 minutos na estreia da Bélgica, contra a Rússia, no Maracanã, até sofrer uma lesão no músculo semitendinoso da coxa direita.

Apesar do histórico do zagueiro no departamento médico, o Barcelona, que queria reforçar seu setor defensivo, pagou por ele 10 milhões de euros em uma transação que poderia chegar a 18,8 milhões caso fosse cumprida uma série de metas por parte do jogador. Vermaelen foi submetido na época a uma bateria de exames e aprovado.

Porém, o belga só entrou em campo com a camisa azul-grená uma vez, e mesmo assim em um amistoso pelo time B, no fim de setembro. Desde então, não jogou mais.

Em novembro, ainda com dores no mesmo músculo cuja lesão o tirou da Copa prematuramente, ele decidiu visitar o traumatologista finlandês Sakari Orava, um especialista neste tipo de caso e que já havia tratado David Beckham e Marco van Basten, entre outros.

No começo de dezembro, ele foi operado na Finlândia, e em meados de fevereiro começou a treinar separado do elenco. Uma semana após ter iniciado os exercícios de corrida contínua, Vermaelen voltou a interromper o processo de recuperação por causa de dores.

Em março, retomou os exercícios e chegou a participar de treinos leves com os companheiros de time, e finalmente hoje recebeu alta médica. Desde sua lesão na Copa (22 de junho) até a completa recuperação (26 abril), e sem contar o amistoso pela equipe B do Barcelona, passaram-se mais de dez meses.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.