Veterano nos EUA, Paulo Nagamura prevê MLS entre as dez maiores ligas do mundo
O nome Paulo Nagamura não soa familiar aos brasileiros, mas para os fãs de futebol nos Estados Unidos é bastante conhecido. Revelado pelo São Paulo, o meia saiu do Brasil ainda jovem para defender o Arsenal e, há dez anos, joga na Major League Soccer (MLS), o campeonato nacional americano. Em entrevista a Zeca Cardoso, da Rádio Jovem Pan, o camisa 6 do Sporting Kansas City falou sobre a liga norte-americana e seu futuro no cenário do futebol mundial.
“Acho que a MLS está no caminho certo, está caminhando para estar no futuro entre as mais importantes do mundo. É difícil, você tem de competir com Premier League (Inglaterra), Série A (Itália)… É uma luta difícil, mas com certeza nos próximos anos a Major League vai estar entre as dez primeiras, pelo organização, pelo planejamento que eles têm, por toda a planificação”, disse Paulo Nagamura.
Desde sua chegada ao Los Angeles Galaxy, em 2005, bem antes de craques como Gerrard, Pirlo e Drogba chegarem ao país, ele tem presenciado o crescimento da MLS “em todos os aspectos. Tanto no desenvolvimento dos atletas americanos quanto no nível técnico dos estrangeiros. Com certeza houve uma evolução técnica que acompanhou o desenvolvimento da liga, e tende a crescer muito mais”, analisou. Para o jogador, o grande diferencial da MLS em relação ao futebol brasileiro é a organização.
“O calendário é um problema no Brasil, o que dificulta muito o desempenho dos jogadores e o trabalho dos treinadores. É como uma bola de neve, vai influenciando e tornando cada vez maior o problema. São coisas que eu acho que são possíveis de melhorar no mercado brasileiro e eu torço muito para que o futebol no Brasil vá numa direção certa e olhe até um pouco para o que temos aqui nos Estados Unidos”, afirmou.
No entanto, Paulo Nagamura pretende não apenas torcer: aos 32 anos de idade e perto do fim da carreira como jogador, já vai se preparando para trabalhar no futebol fora dos campos. “Já estou no final da minha carreira, devo jogar mais uns três anos, no máximo, e vou me preparar, vou estudar, vou trabalhar para tentar aprender mais a gestão esportiva e quem sabe no futuro poder ajudar na melhora do futebol brasileiro. Pretendo fazer cursos, me preparar, e quem sabe um dia voltar ao Brasil numa nova fase do futebol brasileiro”, concluiu.
Na Major League Soccer, o Sporting Kansas City de Nagamura foi eliminado na primeira fase dos playoffs, o mata-mata, pelo Portland Timbers. Após um empate em 2 a 2 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde o Timbers venceu por 7 a 6.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.