Vettel afirma ser “realista” sobre onde está e onde quer chegar com a Ferrari

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 12h15
  • BlueSky
EFE Vettel pula

O piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel (Ferrari), tetracampeão mundial e vencedor do GP da Malásia neste ano, sua primeira vitória com a nova escuderia, afirmou nesta quinta-feira que é “realista” sobre “onde estamos e onde queremos chegar”.

“Acho que os objetivos não mudaram”, apesar do espetacular resultado na última corrida, na qual superou a atual supremacia tecnológica das duas Mercedes desde 2014, embora Vettel fez pensar que a Ferrari, que teve dificuldades nos últimos anos para ser competitiva, poderia começar a voltar ao topo neste ano.

“Obviamente, foi uma grande vitória a que tivemos na Malásia”, disse, “especialmente para mim foi um dia muito emotivo, minha primeira vitória com a Ferrari”, o que rendeu uma celebração quando visitou Maranello, a sede da escuderia, na quarta-feira da semana passada.

“Acho que desfrutaram do fato de que tínhamos algo que celebrar, há um par de rituais relacionados com isso, e foi lindo para eles (sua equipe) sentir isso outra vez, mas para as próximas corridas não mudou nada”, avaliou o piloto hoje em Xangai, onde será disputado no domingo o Grande Prêmio da China.

“Queremos confirmar que temos um pacote (técnico) forte, que temos um carro forte, e queremos assegurar que seguimos na frente das pessoas que superamos nas últimas corridas, mas sabendo que, obviamente, a Mercedes está em uma posição muito, muito potente”, indicou.

Sobre a corrida em Sepang (Malásia), Vettel foi objetivo. “Foi lindo para nós ver que éramos tão competitivos, mas também acho que houve algumas circunstâncias que coincidiram” para facilitar essa vitória, como as altas temperaturas, que reduziram o rendimento da Mercedes.

“Para esta e para as próximas corridas, acho que, em geral, no começo da temporada, pode haver altos e baixos, e o que queremos é assegurar que temos bastante altos e não tantos baixos, mas é normal que em algumas corridas sejamos mais competitivos do que em outras”.

Vettel reiterou que, apesar de sua recente vitória, temos que ser “realistas” sobre o que querem conseguir.

De fato, Vettel lembrou que só foram disputadas duas corridas neste ano, e “normalmente são necessárias algumas corridas para entender de verdade onde estamos”.

“Acho que temos uma compreensão suficiente (disso), mas o objetivo é confirmar o fato de que estivemos muito perto dos primeiros carros na Austrália e lutamos com a Williams pelo pódio”, embora o brasileiro Felipe Massa tenha ficado em terceiro pela escuderia britânica, somente depois da Mercedes, e Vettel tenha terminado em quarto.

“Obviamente, em Sepang estivemos muito, muito perto, e suficientemente perto para ganhar, portanto foi um grande êxito, mas, como dizia, em geral acho que o que queremos é nos estabelecer como provavelmente a melhor equipe depois da Mercedes”, estimou.

“Isso significa que estamos à frente de equipes fortes como Williams e Red Bull, e não só durante uma ou duas corridas mas, se tudo for bem, durante todo o campeonato”, e só “quando conseguirmos confirmar isso, então o objetivo será assegurar que a distância para Mercedes seja cada vez menor”.

Com a vitória de Sepang, Vettel está a apenas uma vitória em Grandes Prêmios do lendário Ayrton Senna (41 vitórias), embora não goste de fazer comparações. “Sei dos números de Michael (Schumacher, que ganhou 91), e é ridículo tentar imitar qualquer um em números”.

“Acho que é muito especial ter vencido 40 corridas, o que foi muito difícil, e espero que a próxima vitória não esteja tão longe, mas acho que é algo que significa muito para qualquer piloto”, afirmou.

Contudo, Vettel ressaltou que “hoje em dia provavelmente não é essas comparações não são completamente justas com os pilotos do passado, simplesmente porque temos mais corridas”, cerca de 20 atualmente, quando há algumas décadas ocorria metade dessas corridas, o que “obviamente aumenta as possibilidades de ganhar mais”. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.