Vice-presidente da FIBA é investigado pelo Partido Comunista por corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2015 10h45

Pequim, 25 jun (EFE).- A Comissão Central de Inspeção e Disciplina, braço anticorrupção do Partido Comunista da China, anunciou nesta quinta-feira que está investigando o vice-presidente da Federação Internacional de Basquete, Xiao Tian, que também é subdiretor da Administração Geral de Esporte no país.

O órgão revelou em comunicado, divulgado através da agência de notícias “Xinhua”, que está analisando possíveis “graves violações disciplinares” do dirigentes. O termo é utilizado habitualmente no país para se referir a corrupção.

Tian foi eleito em setembro passado como vice-presidente da FIBA para o período compreendido entre 2014 e 2019. Como subdiretor do organismo esportivo do país, era o terceiro homem na hierarquia nacional. Além disso, era um dos vice-presidentes do Comitê Olímpico Chinês.

Assim que foi divulgada a informação da investigação, tanto a Administração de Esportes, como o Comitê Olímpico apagaram o nome do dirigente dos organogramas publicados nos sites mantidos estas entidades.

O processo contra Xiao Tian poderia afetar as aspirações da China de sediar o Campeonato Mundial de Basquete de 2019, assim como as de Pequim de receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em disputa da capital do país com Almaty, no Cazaquistão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.