Wallyson marca de pênalti, Botafogo se supera e freia arrancada corintiana

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2014 20h30
MANAUS,AM,11.10.2014:BOTAFOGO-CORINTHIANS - O jogador Angel Romero do Corinthians em lance durante a partida entre Botafogo RJ e Corinthians SP válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2014, no Estádio Arena Amazônia em Manaus (AM), neste sábado (11). (Foto: Edmar Barros/Futura Press/Folhapress) Folhapress Botafogo bate Corinthians na Arena Amazônia

Depois de golear o Sport e bater o líder Cruzeiro, o Corinthians teve sua sequência positiva quebrada ao ser derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, na Arena Amazônia. Com o resultado, o Timão se manteve fora do G-4 da competição e o Botafogo deixou a lanterna da tabela, mesmo sem sair das últimas quatro colocações.

Mesmo em um jogo no qual se manteve com absoluta vantagem na posse de bola durante os 90 minutos, o Corinthians não soube converter suas chances em reais oportunidades de gol. O Botafogo, por sua vez, aproveitou o pênalti conquistado e marcou com Wallyson ainda na etapa inicial. Depois, se defendeu heroicamente da pressão paulista nos últimos minutos do segundo tempo.

Na próxima rodada, o Corinthians visita o Internacional no Beira-Rio em busca de retornar ao G-4, enquanto o Botafogo recebe o Sport sonhando em deixar a zona da degola.

O jogo

Sonhando em retornar ao G-4 da competição, o Corinthians sugeriu que faria forte pressão nos botafoguenses logo no início. Aos dois minutos da primeira etapa, Bruno Henrique dominou pelo meio e arriscou de muito longe. O tiro do volante corintiano explodiu no travessão de Helton Leite, que nem foi para a bola.

Com mais posse de bola, o Corinthians se mantinha no campo de ataque, mas não conseguia se infiltrar na área adversária. O Botafogo, por sua vez, apostava na velocidade dos jovens Yuri Mamute e Wallyson para puxar contra-ataques. Aos 10 minutos, em cobrança de falta, André Bahia soltou um foguete e obrigou Cássio a fazer difícil defesa, em dois tempos.

Yuri Mamute era quem mais incomodava o setor defensivo corintiano. Aos 21 minutos, o jovem se enroscou com Felipe na área e desabou. O árbitro goiano André Luiz Castro viu simulação do botafoguense e aplicou cartão amarelo no atacante.

Mais tarde, o Botafogo ganharia o direito de ir à marca da cal. Gabriel dominou pela esquerda e cruzou em cima de Fábio Santos, que desviou a trajetória da bola com a mão. Na cobrança. Wallyson deslocou Cássio e abriu o placar em favor dos cariocas em Manaus.

Nervoso com o gol sofrido, o Corinthians se manteve com mais posse de bola, mas seguiu errando muitos passes para irritação de seus torcedores nas arquibancadas da Arena Amazônia, que viram o alvinegro paulista ir para o vestiário em desvantagem.

Na segunda etapa, o panorama se manteve. O Corinthians ficava com a bola, mas sequer incomodava o goleiro adversário. O Botafogo, por sua vez, aproveitava os contra-ataques. Aos 20 minutos, Murilo roubou bola no campo de ataque, invadiu a área e bateu na saída de Cássio. A bola saiu ao lado da meta corintiana, assustando os comandados de Mano Menezes.

Foi só aos 26 minutos, com a expulsão do argentino Bollati, que o Corinthians partiu realmente para cima dos cariocas. Aos 31 minutos, Jadson recebeu na área, bateu mascado e Helton Leite rebateu mal. No rebote, Malcom emendou de primeira e obrigou o goleiro carioca a realizar linda intervenção.

O Corinthians quase chegou ao empate abusando das bolas levantadas na área. Aos 39 minutos, Jadson levantou na cabeça de Romero, que desviou de forma consciente, mas mandou para fora. No lance seguinte, a chance mais clara dos paulistas acabou nos pés de Gustavo Martins, jovem que entrou no lugar de Bruno Henrique e realizou sua primeira partida profissional. O atacante bateu na saída de Helton Leite, que realizou linda defesa e evitou o empate paulista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.