Warriors abrem 21 pontos, vencem os Cavs e empatam série em 2 a 2
O Golden State Warriors ressurgiu nesta quinta-feira após as mudanças promovidas pelo técnico Steve Kerr, com Andre Iguodala de titular ao lado de Stephen Curry, e venceu o Cleveland Cavaliers, que aparentou cansaço, por 103 a 82, no quarto jogo das finais da NBA, disputado na Quicken Loans Arena, em Ohio.
Desta vez não houve uma atuação heroica do ala LeBron James e os Cavaliers foram surpreendidos pela estratégia de Kerr, que preferiu deixar o gigante australiano Andrew Bogut no banco, e apostou em uma formação mais rápida e ágil, com Iguodala, Draymond Green, Klay Thompson, Curry e Harrison Barnes.
Com um time mais baixo, os Warriors conseguiram superar a defesa dos Cavaliers, que esteve implacável na última partida e hoje apresentou visível desgaste físico. Curry e Iguodala foram os principais anotadores com 22 pontos cada. O MVP ainda distribuiu seis assistências, enquanto o “novo” titular conseguiu oito rebotes.
Green foi o jogador mais completo da equipe com 17 pontos, 13 deles no primeiro tempo, além de sete rebotes, seis assistências e duas roubadas de bola, enquanto Barnes se destacou na segunda metade do jogo e terminou com 14 pontos, oito rebotes e dois tocos.
O banco dos Warriors também fez seu trabalho ao conseguir 17 pontos. O experiente David Lee anotou nove destes, além de cinco rebotes e três assistências, em apenas 15 minutos. Já Leandrinho ficou em quadra por sete minutos e conseguiu dois pontos e uma assistência.
LeBron James não estava em sua melhor noite e o principal jogador dos Cavs acabou sendo o pivô russo Timofey Mozgov, que anotou um double-double de 28 pontos (sua melhor marca na NBA), e dez rebotes.
Além do desgaste após duas partidas muito intensas, James também sofreu um corte na cabeça no segundo quarto ao se chocar com um câmera, o que não o impediu de continuar na partida. No entanto, o astro dos Cavs estava com o braço pesado e anotou apenas 20 pontos, metade da média que obteve nos três primeiros duelos. Mesmo cansado e machucado, James ainda ficou perto de um triple-double, com 12 rebotes – dez defensivos – e oito assistências.
Assim como o pivô russo, Tristan Thompson fez um bom trabalho e terminou a partida com um double-double de 12 pontos e 13 rebotes. Já Matthew Dellavedova anotou apenas 10 pontos e não fez a diferença como nos últimos jogos. O banco do Cavs também decepcionou, com J.R. Smith anotando apenas quatro pontos após errar dez de 12 arremessos de quadra, oito deles de fora do perímetro.
O Golden State começou a se impor na partida a partir do segundo período, quando chegou a abrir 15 pontos de vantagem (48 a 33). O Cleveland até tentou uma reação no terceiro, reduzindo a diferença para apenas três pontos (73 a 70), mas os Warriors voltaram a encaixar seu jogo no último quarto e time da casa, visivelmente cansado, abriu mão de tentar a vitória, colocando todos seus reservas em quadra.
O quinto jogo das finais acontece no próximo domingo em Oakland, na Oracle Arena, a casa dos Warriors, para onde a equipe retorna com a vantagem do mando de quadra após empatar a série em 2 a 2.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.