Werdum vence Velasquez e se torna 3º brasileiro campeão dos pesados

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2015 13h32
MEXICO CITY, MEXICO - JUNE 13: Fabricio Werdum of Brazil celebrates his submission victory over Cain Velasquez of the United States in their UFC heavyweight championship bout during the UFC 188 event inside the Arena Ciudad de Mexico on June 13, 2015 in Mexico City, Mexico. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)Werdum finalizou Velasquez com uma guilhotina e se tornou campeão dos pesos-pesados do UFC

O gaúcho Fabrício fez história na noite do último sábado (13) ao bater o americano Cain Velasquez e conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC, na edição de número 188 do Ultimate. No combate que marcou a unificação do título da categoria mais pesada do evento, Werdum finalizou o americano no terceiro round e, assim como quando finalizou a lenda Fedor Emelianenko, em 2010, no extinto Strikeforce, chocou o mundo superando o favorito.

Vencedor do título interino, Werdum subiu ao octógono confiante e mostrando que seu estilo casaria perfeitamente com o de seu rival. Aos 2m13s do segundo round, o gaúcho encaixou uma guilhotina que prendeu o pescoço de Velasquez e conseguiu a finalização. Ao ter seu braço levantado pelo árbitro da luta, Werdum se tornou o terceiro brasileiro na história a conquistar o título dos pesados. Mais do que isso, se tornou o 10º brasileiro a conquistar um cinturão linear do maior evento de mma do mundo.

Aos 37 anos, “Vai cavalo”, como é conhecido, se igualou a Minotauro, que conquistou o cinturão pesos-pesados em 2008, quando venceu Tim Sylvia, e conseguiu o mesmo feito de Junior Cigano que, em 2011, também venceu Cain Velasquez e se tornou campeão dos pesados.

Na coletiva após a luta, Werdum declarou que a vitória sobre o americano coroa seu melhor momento na carreira: “ninguém acreditava em mim daquela vez, ninguém achava que eu ia derrotar o Cain, mas hoje é o melhor momento da minha vida porque sou o melhor peso-pesado do mundo. Tenho dois cinturões agora, muita gente falou que o meu outro cinturão era de mentira, mas as pessoas não sabem o que se passa nos bastidores”, disse o novo campeão.