Yulia Efimova é flagrada em exame antidoping, diz jornal russo

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 14h26

A nadadora russa Yulia Efimova, três vezes campeã mundial nos 50 e 200 metros peito, foi flagrada em exame antidoping por consumo de esteroides, revelou o jornal russo “Vedomosti”.

A atleta testou positivo para DHEA, em um procedimento realizado fora de competição em outubro do ano passado. Por causa disso, ela poderá ser suspensa por dois anos.

Com 21 anos, Efimova foi campeã das provas dos 50 e 200 metros peito no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em setembro passado. Na mesma competição ainda ficou com a prata nos 100 metros peito, e com o bronze no revezamento 4×100 medley.

O ministro de Esportes da Rússia, Vitali Mutko, lamentou a decisão do jornal de divulgar a informação antes de os órgãos disciplinares anunciarem qualquer punição.

“No esporte profissional, sempre existem muitos problemas relacionados com a saúde, com o tratamento dos atletas e o consumo (de substâncias). Na vida de cada esportista podem surgir diferentes complicações”, explicou o político e ex-boxeador.

A Federação Russa de Natação revelou que o exame antidoping em Efimova não foi realizado no país, mas sim nos Estados Unidos, por isso, negou ter conhecimento sobre o resultado positivo. Já a Agência Antidoping Russa está a espera da confirmação oficial.