Zagueiro do Penapolense tem registro por clubes diferentes na CBF e na FPF

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2014 10h17
  • BlueSky
Reprodução Registros do jogador Índio na FPF e no CBF

O Campeonato Paulista entra nas quartas de final com uma polêmica. O zagueiro Índio, do Penapolense, adversário do São Paulo nesta quarta-feira, está registrado por dois clubes diferentes. Na Federação Paulista de Futebol consta que o jogador é atleta do Penapolense, com contrato de 07/01/2014 a 07/01/2017. Já no Boletim Informativo Diário da CBF, Índio está cadastrado pelo Vasco da Gama.

► Confira a tabela do Campeonato Paulista

Este não é o primeiro capítulo do caso, que começou no meio do ano passado, quando Índio entrou com uma ação na Justiça do Trabalho pedindo a rescisão de seu vínculo com o Vasco por atraso em pagamento de salários e luvas. Houve uma negociação e o clube carioca fez um acordo, e nesse meio tempo o jogador chegou a ser apresentado no Penapolense, mas voltou ao Vasco.

Em janeiro deste ano a CBF publicou a rescisão do jogador graças a uma decisão da Justiça do Trabalho. No último dia 14, porém, a situação revirou. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, com o desembargador José Antônio Teixeira da Silva, decidiu cancelar o contrato de Índio com o Penapolense, e determinou o registro imediato do jogador como atleta do Vasco. A CBF cumpriu a decisão, mas a Federação Paulista não. O presidente da Penapolense,  Nilson Moreira, conversou com exclusividade com a Jovem Pan e garantiu que não foi informado da situação.

“Até o momento o Penapolense não recebeu nenhum pedido para o atleta retornar ao Vasco da Gama ou até para outra equipe”.

Índio foi titular da última partida do Penapolense na primeira fase do Paulistão, contra o Ituano, e Nilson explicou que o jogador tinha condições de jogo, de acordo com os registros da FPF. “Hoje, quando fazemos a relação para o jogo, no site da Federação, o registo não completa se há irregularidade. No ultimo jogo não teve isso, porque a súmula foi concluída, impressa e entregue antes ao juiz, delegado e imprensa”.

Ele confirmou que entende que o jogador tinha e tem plenas condições de jogo, já que o clube não recebeu nenhum comunicado, e que enquanto não houver um aviso direto ao Penapolense, considerará Índio como atleta do clube, e em condições de jogo.

“Nós consultamos os registros na Federação. Se entrar no site da FPF vai ver que ele se encontra registrado no Penapolense, e esse BID da Federação também é regido pela CBF. O que está havendo é uma discussão entre CBF, através de seu departamento jurídico, e FPF. Se houve essa reversão de quadro junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é estranho que não tenhamos sido comunicado, ou que a CBF não tenha entrado em contato com FPF e tirado ele de nosso registro”.

Para a partida desta quarta-feira, contra o São Paulo, valendo vaga nas semifinais do Campeonato Paulista, o presidente disse que irá conversar com o jurídico do clube e consultar novamente a FPF para ver se há algum risco em escalá-lo.

Sobre uma possível punição, Nilson não teme, e diz que mesmo na pior das hipóteses o clube não perde a vaga nas quartas. “Como punir um clube se nem sabia que jogador estava registrado por outra agremiação? Na pior das hipóteses, se fosse punido, perderia três pontos, e ficaria com o mesmo número de pontos que o Linense, mas com mais vitórias”.

A Rádio Jovem Pan Transmite todas as emoções da partida São Paulo x Penapolense, válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, com narração de Rogério Assis, reportagens de Luis Carlos Quartarollo e Marcio Spimpolo e comentários de Flavio Prado e Fernando Sampaio. Intervalo e Fim de Jogo fica por conta de Wanderley Nogueira. Plantão Esportivo fica a cargo de Vander Luiz.

Jovem Pan Online também transmite todas as emoções minuto a minuto da partida. Para acompanhar o jogo, entre em www.jovempan.com.br a partir das 22h.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.