Zico anuncia candidatura à presidência da Fifa e fala em mudar as regras do jogo

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2015 16h44

Zico comandará o veterano Robert Pirès Folhapress Zico fala sobre ida para Índia e objetivo de formar jogadores no país

O ex-jogador e treinador Zico convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (10) para anunciar que será candidato à presidência da Fifa. Ele é o primeiro a confirmar a candidatura para a eleição que acontecerá entre o fim de 2015 e março de 2016 para eleger o sucesso de Joseph Blatter.

“Tomei a decisão quando estava fora daqui, por isso fiz questão de falar a todos aqui do Brasil, do Rio, sobre vir a ser candidato para a presidência da Fifa”, disse Zico, pregando a necessidade de mudanças na entidade. “É lógico que tem de mudar as regras do jogo. Se acontecerem todas as mudanças, provarem tudo e todos os dirigentes forem presos, podemos ter uma mudança”.

O Galinho ainda criticou a forma como é eleito o presidente da Fifa atualmente, por votação das confederações de cada país membro. “Sobre apoio de confederações, eu sou contra essa troca de favores. Acho que nisso começa a corrupção. Sou contra pegar passagem em voo em troca de favores”.

Ele ainda fez críticas às reeleições dos mandatários da entidade. “Tenho 62 anos e só vi dois presidentes: João Havelange (1974 a 1998) e Joseph Blatter (1998 até hoje). Isso é inadmissível”, disparou. “Será que só essas duas pessoas têm capacidade para dirigir a Fifa? Será que pessoas com 20 anos de futebol não têm capacidade para isso?”.

O ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira citou sua experiência em cargos de direção para justificar a candidatura. “Eu tenho uma história. Uma vida como atleta, uma vida como técnico, uma vida como secretário de esporte, presidente de sindicato de atletas”.

Entre os mais cotados para concorrer na eleição que substituirá Blatter estão Michel Platini, presidente da UEFA, Ali bin Hussein, príncipe jordaniano que perdeu para Blatter no pleito em maio e Luís Figo, que também era candidato mas acabou desistindo no meio do caminho.

Confira o que Zico falou sobre outros temas:

Caso seja eleito na Fifa

“Já tenho uma equipe escolhida. Vamos conversar sobre a candidatura. Agora, daqui pra frente, não posso adiantar mais nada. É trabalhar.”

Candidatura à presidência da CBF

“Hoje, você não tem a menor chance de se candidatar. Infelizmente, as regras do jogo não permitem isso. O fato de ter um sistema de votação como o atual não me permite quebrar esse panorama da CBF. São muitos vícios.”

Bom Senso FC

“Eu fiquei muito feliz com o Bom Senso, mas o que preocupa é que alguns era tirados dos times. Tem de ter muita personalidade.”

Renúncia de Del Nero

“Não conheço bem, tive pouco contato. Mas estava sempre ao lado do Marin. Não sei como é a situação dele. Desde o momento em que não haja denúncias à CBF ou a ele, não vejo motivo (para renunciar).”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.